Em discurso no Congresso, Dilma diz que sua maior luta será acabar com a pobreza extrema



No discurso que está proferindo, neste momento, no plenário da Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff disse que sua "luta mais obstinada será a erradicação da pobreza extrema e a concessão de oportunidades para todos".

- Eu não vou descansar enquanto houver brasileiro sem alimento na mesa, famílias ao desalento e crianças abandonadas à própria sorte - disse. Mais adiante, ela acrescentou que tão prioritários quanto o objetivo de acabar com a miséria serão os investimentos em educação, saúde e segurança.

Dilma disse que trabalhará para garantir que continue melhorando a vida daqueles que saíram recentemente da miséria. "Podemos ser de fato uma das nações mais desenvolvida e menos desigualdade", afirmou. De acordo com ela, é possível ter uma classe média consolidada.

No seu primeiro discurso como presidente diante dos parlamentares, Dilma pediu o apoio das instituições e da sociedade para atingir os objetivos do seu governo. Ela declarou ser necessário fazer avançar "a jovem democracia brasileira" com a transparência da atividade política.

Também falou sobre uso intensivo da tecnologia da informação, valorização do parque industrial brasileiro e o fortalecimento das exportações, além de internacionalização das empresas nacionais. Às pequenas empresas, Dilma deu um recado: por serem responsáveis pela maior parcela dos empregos, merecerão políticas tributárias voltadas ao seu desenvolvimento.

Outros temas abordado por ela em sua estreia foram a necessidade de integrar ações dos governos federal, estaduais e municipais, principalmente na saúde.

Na área econômica, ela prometeu que a inflação, denominada por ela como "uma praga", não voltará ao Brasil, principalmente porque acaba com o salário dos mais pobres. Dilma reconheceu que precisará melhorar os serviços públicos básicos e de previdência social, cuja universalização - que gera um alto custo - é uma opção da sociedade brasileira.



01/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acabar com a pobreza extrema é compromisso de governo, diz Dilma ao Washington Post

Dilma afirma que tarefa mais importante do governo é acabar com a extrema pobreza

Retirar 36 milhões da extrema pobreza é a maior vitória do País, afirma presidenta Dilma

Ibase completa 30 anos com desafio de ajudar a acabar com pobreza extrema

Dilma diz que desafio do Brasil é superar extrema pobreza

Dilma reafirma compromisso com a erradicação da pobreza extrema no País