Em fórum sobre mudanças climáticas, Casagrande destaca importância do combate ao desmatamento ilegal



Durante o início do segundo dia do Fórum do G8+5 sobre Mudanças Climáticas, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) destacou a importância de se combater o desmatamento ilegal da floresta amazônica como principal forma de se coibir o aquecimento global. O evento, que reúne parlamentares dos oito países mais desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Canadá, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Rússia) e das cinco principais nações emergentes (China, Brasil, Índia, México e África do Sul), é uma iniciativa da Organização Global de Legisladores para um Ambiente Equilibrado (Globe - sigla em inglês).

VEJA MAIS

Em seu discurso, Casagrande disse que o desmatamento ilegal é ainda o principal problema do Brasil e de outros países em desenvolvimento, quando se fala sobre o efeito estufa e sobre a proteção e preservação da biodiversidade do planeta. O senador lembrou também que o Brasil apresentou na Conferência das Nações Unidas em Bali, em dezembro último, propostas de políticas públicas contra o desmatamento para serem implantadas tanto em solo brasileiro quanto em território internacional.

Nesse segundo dia de debate, discutem-se a preservação e a conservação sustentável de florestas e ecossistemas, questões relacionadas à indústria florestal e à transferência tecnológica.

A proposta da Globe é promover diálogos de alto nível entre os legisladores sobre o meio ambiente. A meta dos encontros é chegar a um acordo, dentro da ótica dos parlamentares dos países do G8+5, sobre mudanças climáticas pós-2012. Ao final das rodadas, uma declaração de consenso será elaborada para ser apresentada no Japão aos participantes do Diálogo aos Chefes de Estado do G8, em junho. A Globe (Global Legislators Organization for a Balanced Environment) foi lançada em 1989 como um grupo interparlamentar formado por deputados e senadores dos Estados Unidos e membros do Parlamento Europeu.



21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande propõe dinamização do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Comissão das mudanças climáticas fará audiência pública sobre desmatamento na Amazônia

Renato Casagrande apresenta relatório parcial da Comissão sobre Mudanças Climáticas

Casagrande: relatório da Comissão sobre Mudanças Climáticas recomenda rede de pesquisa sobre efeito estufa

Collor é eleito vice-presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas; Casagrande é o relator

Senadores participam de Fórum sobre Mudanças Climáticas