Em Guaratinguetá, Alckmin assina convênio para combate às drogas e reinserção social de ex-dependentes químicos



O recurso será destinado a campanhas educativas no combate às drogas e a programas de reinserção social de ex-dependentes

00:00 / 00:00

O governador Geraldo Alckmin assinou neste domingo, 17, convênio no valor de R$ 1 milhão com a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. O recurso será destinado a campanhas educativas no combate às drogas e a programas de reinserção social de ex-dependentes, especialmente mulheres grávidas.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Fazenda Esperança, fundada em Guaratinguetá, é referência no acolhimento e recuperação de usuários de várias idades com dependência química ou de álcool. "É a boa semente que Guaratinguetá frutificou, porque no Brasil são 62 fazendas e no mundo inteiro são 90 realizando este trabalho bonito, de amor e acolhimento às pessoas”, disse o Governador sobre o projeto.

Ao chegar, Geraldo Alckmin e a primeira dama do Estado, Lu Alckmin, visitaram a Casa Sol Nascente, projeto da Fazenda Esperança que trata pessoas com HIV, e em seguida a Casa Mãe Esperança, destinada a mulheres dependentes. A primeira dama se emocionou ao conhecer e conversar com as mulheres que ali estavam: "Fiquei emocionada e até chorei, mas foi de alegria. De ver seres humanos tão bons que amam tanto vocês e com certeza sempre irão ajuda-las".

Logo depois, os dois, acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Rodrigo Garcia, participaram da celebração da missa local, para em seguida assinar o convênio. O Secretário ressaltou a importância da parceria na área social. "Esse convênio é para a instituição desenvolver programas importantes na área de reinserção social, mas principalmente programas preventivos ao uso de drogas", disse. 

Após a missa, Alckmin inaugurou o Centro Esportivo da Fazenda, construído com recursos de R$ 2,1 milhões do Governo do Estado. O espaço, de 2,5 mil m², conta com piscina semiolímpica, saunas, academia, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva. “O esporte também é muito importante para a recuperação. São mais de 300 jovens dependentes químicos entre rapazes e moças aqui se recuperando com 80% de sucesso. Eles se preparam 1 ano para voltar para a sociedade”, disse o Governador.

Antes de se despedir, Alckmin frisou a importância do trabalho e falou sobre a ampliação da parceria. 
“Queremos ampliar este serviço e vamos fazer um convenio com a obra social Nossa Senhora da Glória. Para a gente poder fazer um trabalho grande em São Paulo na antiga Cracolândia, com abordagem e tratamento”, disse. “Contem conosco para somar esforços neste mutirão pela vida”. 

Durante a visita, Alckmin também anunciou a inauguração do Poupatempo local ainda este ano.

Fazenda Esperança

A Fazenda Esperança foi fundada em 1983 por Nelson Giovanelli com o apoio do Frei Hanz Stapel, que na época era pároco de Guaratinguetá. Hoje está presente em todos os estados brasileiros, além de outros 11 países. Em Guaratinguetá, a Fazenda Esperança acolhe 340 pessoas, entre homens e mulheres.

Do Portal do Governo do Estado



02/17/2013


Artigos Relacionados


Alckmin destaca convênio para atendimento a dependentes químicos

Wellington Dias destaca uso de ensino a distância na reinserção de dependentes químicos

Convênio com Ministério garante 478 vagas para tratar dependentes químicos

Governo assina termos de cooperação para acelerar internação de dependentes químicos

Alckmin entrega mais 20 leitos para tratar dependentes químicos

Alckmin entregará mais 104 leitos para tratamento de dependentes químicos