Wellington Dias destaca uso de ensino a distância na reinserção de dependentes químicos



Em pronunciamento nesta quinta-feira (15), o senador Wellington Dias (PT-PI) saudou a utilização do ensino à distância como forma de ampliar a reinserção social de dependentes químicos que se encontram em comunidades terapêuticas.

Na última sexta-feira (9), o senador participou, na Fundação Luz e Vida e na Fundação da Paz, em Teresina, de aula inaugural de ensino técnico para alunos dependentes químicos que abandonaram estudos os estudos, e a partir de agora terão cursos de até 800 horas em atividades presenciais e a distância.

- [A visita] muito me emocionou, por duas razões: primeiro, pelas possibilidades da tecnologia que temos [para o tratamento de dependentes químicos]. Segundo, pelo trabalho, pelo papel da comunidade terapêutica. Nós vimos que muitos que atuam nessa área são ex-dependentes. Agora, imagina um ex-dependente com a devida qualificação. Eles agora vão aprender gestões de negócios. O curso voltado, por exemplo, para a organização de eventos – relatou o senador.

O senador registrou decisão recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu a comercialização futura de cigarros com sabor no país. Ele considerou a medida uma decisão corajosa e polêmica que deve ser realçada.

Wellington Dias presidiu a Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras drogas, que funcionou no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e teve como relatora a senadora Ana Amélia (PP-RS).

As sugestões da subcomissão foram reunidas em um relatório de 140 páginas, aprovado em dezembro de 2011 e que se divide em três grandes áreas: ações de prevenção ao uso de drogas e reinserção social; segurança pública e legislação penal; e saúde pública e tratamento.

Serra da Capivara

O senador também registrou seu apoio ao pedido da pesquisadora Niéde Guidon, responsável pela criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que pediu ao governo federal suporte para os programas em andamento. A arqueóloga Niéde Guidon encaminhou carta lida mais cedo em Plenário pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O parque é considerado patrimônio ambiental mundial, mas, apesar de, de acordo com o senador, “ser um dos parques mais bem cuidados do mundo”, tem sofrido com várias dificuldades, o que ameaça seu acervo.

- O Parque Nacional da Serra da Capivara é a maior biblioteca da pré-história do planeta – disse Wellington Dias, mencionando os mais de 800 sítios com inscrições rupestres e pedindo o apoio ao governo federal.



15/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias elogia tratamento integrado de dependentes químicos

Wellington Dias defende ampliação da rede de atendimento a dependentes químicos

Wellington Dias visita projetos de tratamento de dependentes químicos em Alagoas e Piauí

Em Guaratinguetá, Alckmin assina convênio para combate às drogas e reinserção social de ex-dependentes químicos

Alckmin destaca convênio para atendimento a dependentes químicos

Paim destaca ação do governo no atendimento a dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais