Em homenagem ao trabalhador, Mão Santa pede derrubada de veto para ajudar aposentados



O senador Mão Santa (PMDB-PI) sugeriu da tribuna, durante a homenagem ao Dia Internacional do Trabalhado, que o Congresso derrube, no dia 13, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dispositivo que daria um reajuste superior a 16,67% aos aposentados do INSS que ganham mais que um salário mínimo. O veto foi feito pelo presidente ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 18, de 2006. Para ele, conceder um reajuste aos aposentados nesse percentual "será uma verdadeira homenagem aos trabalhadores".

Conforme o senador, "o presidente Lula não vai ficar zangado" com a derrubada do veto e, no final, "ele vai se curvar à vontade do Congresso". Agindo assim, observou Mão Santa, o Congresso verá sua imagem "renascer" perante a população. Ele conclamou ainda os deputados a aprovarem, sem modificações, o projeto (PLC 42/07), já votado pelo Senado, que dá aos aposentados do INSS o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo.

Na homenagem aos trabalhadores, Mão Santa sustentou que "quem faz a riqueza de um país são os trabalhadores, e não os banqueiros". Por isso, ele entende que o governo deve reexaminar sua objeção ao projeto, também já votado pelo Senado e à espera de exame na Câmara, que acaba com o chamado fator previdenciário na concessão de aposentadorias do INSS, pois ele reduz substancialmente o valor do benefício.



04/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa pede derrubada do veto presidencial ao aumento para aposentados

Em homenagem ao trabalhador, Mário Couto pede pelos aposentados

Mão Santa pede a Renan que coloque em discussão veto de Lula ao aumento dos aposentados

Paulo Paim espera derrubada do veto ao reajuste dos aposentados no dia 26

Rosalba Ciarlini defende derrubada de veto a reajuste de aposentados

Mão Santa defende derrubada do veto ao fim do fator previdenciário