Em janeiro, reforma do Maracanã chega a 35% de execução
A reforma do Maracanã, prevista para ser concluída em fevereiro de 2013, alcançou, no último mês, 35% de execução. Orçado em R$ 883,5 milhões, o estádio, que dividirá com o Azteca, do México, a honra de sediar duas finais de Copa do Mundo, terá capacidade para 76.525 lugares. O empreendimento gera emprego direto para 4,2 mil pessoas, número que pode chegar a 5,2 mil no pico da construção, em março.
Dividida em três etapas, a arquibancada será única e composta por estruturas pré-fabricadas, como os degraus pré-moldados fabricados dentro do canteiro de obras. Serão, aproximadamente, 2.750 peças instaladas com o apoio de quatro gruas montadas dentro do campo. Além de facilitar a movimentação das peças, as gruas facilitam a instalação das vigas e pilares pré-fabricados na zona intermediária da arquibancada.
Esta zona conectará o contraforte – estrutura inicial localizada a 14 metros da linha lateral de campo – à parte superior da arquibancada. O contraforte se encontra em fase de execução e já é possível ter uma visão de como ficará o novo anel da arquibancada, mais achatado e próximo ao campo. Já foram iniciadas as atividades de construção in loco da arquibancada superior, que será sobreposta à existente, aproximando o espectador do campo de jogo.
Rampas
As quatro rampas de acesso estão prestes a alcançar o terceiro pavimento do estádio. Além dessas, foi finalizada a construção do Túnel Norte, que facilitará o acesso de veículos que darão suporte aos eventos.
Cobertura
Após a retirada da cobertura antiga e da cabeça dos pilares principais do Maracanã, teve início a perfuração no topo dos 60 pilares para instalação de inserts que servirão de ancoragem para a estrutura da nova cobertura.
Camarotes
As lajes dos futuros camarotes começaram a ser preparadas nos setores leste e oeste. Ao todo, serão 110 camarotes para atender aos públicos VIPs. O acesso aos lounges exclusivos da área VIP se dará por meio de conjuntos de escadas, escadas rolantes e elevadores. Também estão em construção as quatro torres de acesso que conectarão o térreo aos pavimentos superiores.
Fonte:
Portal da Copa
17/02/2012 20:14
Artigos Relacionados
Reforma do Maracanã para a Copa atinge 39% de avanço físico
Taques pede informações adicionais sobre reforma do Maracanã
Copa 2014: BNDES aprova R$ 400 milhões para reforma do Maracanã
Obras do Estádio Mané Garrincha de Brasília chega a 58% de sua execução
Juristas esperam equilíbrio na reforma da Lei de Execução Penal
Exposição olímpica chega ao Rio de Janeiro