Em meio a pontos históricos, Sorocaba garante ótimos momentos
Museu Estrada de Ferro Sorocabana e o Zoológico Quinzinho de Barros são alguns destaques da cidade
Sorocaba destaca-se não só como uma excelente cidade para se viver, mas também pelas ótimas atrações turísticas. Distante cerca de 100 km da capital, o município atrai pessoas que desejam conhecer pontos históricos e que hoje agregam mais progresso à região. Entre os exemplos, estão o Museu Estrada de Ferro Sorocabana e a própria Estação Ferroviária, inaugurada em 1875 e que ligava Sorocaba a São Paulo.
Um bom ponto de partida para o passeio é conhecer o Museu Estrada de Ferro Sorocabana. O acervo é composto por peças, bibliotecas e material documental importante para o público interessado em pesquisa sobre ferrovia. Lá você encontra a efigie de D. Pedro II e o documento do decreto imperial que autorizou a construção da ferrovia.
Continuando a viagem, é possível conferir o belo casarão de 1780 que abriga o Museu Histórico Sorocabano. No jardim são expostas diversas peças de mobiliário antigo, sendo que o grande destaque é o bonde que circulou durante anos nas ruas da cidade. O local ainda conta com exposições permanentes e temporárias que buscam resgatar a memória de Sorocaba e região.
Já o Zoológico Quinzinho de Barros, maior do interior do estado, é ideal para toda família observar e tirar fotos. Entre os 1200 habitantes, há o único casal de elefantes indianos e a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil. O local ainda é referência em projetos de educação ambiental, preservação e reprodução de espécies em cativeiro, assim como nos serviços veterinários em animais silvestres na América Latina.
Outro local agradável para curtir o dia é Praça do Tropeiro, em meio a muitos bancos, quiosques e belos jardins repletos de flores. A praça abriga uma escultura em bronze em homenagem ao Tropeirisimo, um dos principais ciclos econômicos da história da cidade.
Na parte religiosa, Sorocaba destaca-se com Catedral Metropolitana, construída em taipa de pilão, em 1667, como homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Ponte. Outra igreja que atrai muitos devotos é a Capela do Divino. A construção, erguida em 1877, recebeu este nome por causa da vinda da imagem do Divino Espírito Santo, trazida de Portugal, em 1881.
Do Portal do Governo do Estado
05/18/2012
Artigos Relacionados
MOSTRA DESTACA MOMENTOS HISTÓRICOS DO BRASIL
Pontos históricos e naturais se misturam e atraem visitantes em São Carlos
Unesp Sorocaba realiza 4ª Semana do Meio Ambiente
Brasil terá 90 milhões de pontos de internet rápida até 2014, garante Hélio Costa
Meio Ambiente nega que governo vai vetar pontos do novo Código Florestal
Acordo garante recursos para o meio ambiente