Em Plenário, Sarney diz que proporcionalidade deve determinar escolha de demais cargos da Mesa
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu, nesta terça-feira (3), a aplicação da proporcionalidade partidária, prevista no Regimento Interno, para determinar a distribuição, entre os partidos, dos cargos da Mesa.
- A conduta da Presidência durante o exercício do mandato será calcada nos termos regimentais. A função do regimento é defender a minoria contra qualquer ato arbitrário da maioria no sentido de usar a votação para esmagar a minoria - disse, o senador, durante a sessão preparatória para a indicação dos membros da Mesa.
Pelos cálculos elaborados pela Secretaria Geral da Mesa, a primeira escolha caberia ao PMDB, que tem 23 senadores e já ocupa a Presidência da Casa; a segunda escolha caberia ao DEM, com 14 senadores, que indicou Heráclito Fortes (DEM-PI) para a 1ª secretaria; a terceira, ao PSDB, com 13 senadores, que indicou o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) para a 1ª vice-presidência.
Seguindo a ordem, a quarta escolha seria do PT, que tem 12 senadores e escolheu para a 2ª Vice-Presidência a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A quinta caberia ao PTB, com sete senadores, que designou o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) para a 2ª Secretaria. A sexta escolha coube novamente do PMDB, que designou o senador Mão Santa para a 3ª Secretaria.
De acordo com os cálculos da Secretaria Geral da Mesa, lidos em Plenário, a sétima escolha caberia ao PDT, que tem cinco senadores e poderia pleitear a 4ª Secretaria, último cargo. O PR, entretanto, também pleiteia o direito à indicação, já que à época da posse na atual legislatura contava com quatro senadores, assim como o PDT, que aumentou a bancada recentemente com a filiação da senadora Patrícia Saboya (CE). O PR, mesmo com a filiação do senador César Borges (BA), perdeu Alfredo Nascimento, que se licenciou para ocupar o cargo de ministro dos Transportes.
Nova reunião para definir o ocupante da 4ª Secretaria e mais os quatro suplentes de secretários será realizada na quarta-feira (4).
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
03/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eleição dos demais cargos da Mesa será às 15h30
Para Cristovam, decisão da Mesa de criar cargos no Senado deve ser debatida em Plenário
Sarney marca para as 17h eleição dos demais integrantes da Mesa
Mesa autoriza Sarney a extinguir cargos no Senado
Mesa se reúne amanhã às 10h e deve votar o plano de cargos dos servidores
Gerson Camata: estados devem ter autonomia para determinar forma de escolha de seus representantes