Em reunião conjunta, comissões discutem gripe aviária



As Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS) reúnem-se nesta quarta-feira (12), às 10h, para realizar audiência pública conjunta destinada a discutir a gripe aviária. Para a avicultura brasileira, a entrada da endemia no país pode representar enormes prejuízos ao disputado mercado mundial da carne de frango.

Estarão presentes à reunião representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A idéia é discutir os desdobramentos da doença em relação às atividades socioeconômicas mundiais, especificamente no Brasil, além das conseqüências para a saúde humana e o risco de a gripe transformar-se em pandemia.

A gripe aviárias ainda não foi constatada no país, mas já preocupa em várias partes do mundo, especialmente na Ásia, onde a cada dia surgem novos focos. O alastramento da doença já reflete na queda no consumo mundial de frango e, no Brasil, começa a provocar demissões em frigoríficos de Santa Catarina, que sofreram, neste início de ano, baixas inesperadas em suas vendas.

O governo brasileiro tem dito que técnicos de vários ministérios e avicultores estão trabalhando para colocar em prática um plano de contingência destinado a evitar a entrada da doença no país. A gripe aviária é devastadora nas aves e sua transmissão para humanos, como tem ocorrido na Ásia, é fonte de preocupação para qualquer país.



10/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões de Agricultura do Senado e da Câmara estudam plano de prevenção contra gripe aviária

Comissões discutem em audiência conjunta controle de resíduos e uso de defensivos na agricultura

EM REUNIÃO CONJUNTA, CAE E CCJ DISCUTEM REFINANCIAMENTO DE TÍTULOS PÚBLICOS

Comissões fazem reunião conjunta

Comissões fazem reunião conjunta

Eleitos em reunião conjunta os presidentes das comissões