Em sinal ao mercado, Dilma e partidos fazem pacto antigastos
Em um sinal ao mercado do compromisso do governo com a estabilidade fiscal, o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), anunciou nesta terça-feira (19) a assinatura de um pacto entre o governo e sua base de sustentação no Congresso para evitar a aprovação de projetos que resultem na elevação de gastos sem que haja geração de receita correspondente.
“A ideia é não votar matérias que impliquem no aumento de despesas ou na redução de receitas. A essência do pacto é isso e tem como objetivo também garantir o crescimento econômico com inclusão social e distribuição de renda”, disse Pimentel, ao final de reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o Conselho Político do governo.
“Esse pacto pela responsabilidade fiscal é imprescindível para dar continuidade aos programas governamentais de desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, geração de empregos e inclusão social, investimentos em infraestrutura urbana, logística e de energia”, disse Dilma, em seu perfil no Twitter.
O governo busca, dessa forma, reforçar o pacto pela estabilidade fiscal, firmado ainda em junho dentro dos cinco pactos anunciados em resposta às manifestações populares, evitando as chamadas “pautas-bomba” no Congresso, que teriam impacto orçamentário estimado na casa dos R$ 60 bilhões.
O documento assinado durante a reunião prega o zelo pelo cumprimento das metas fiscais acordadas no Orçamento Geral da União e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Temos trabalhado para dar respaldo à manutenção dos sólidos fundamentos fiscais e monetários do País”, diz o texto. “Esses fundamentos são imprescindíveis para dar continuidade aos programas governamentais de desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, geração de empregos e inclusão social. São também fundamentais para dar prosseguimento aos investimentos estratégicos em infraestrutura urbana, logística e de energia”.
19/11/2013 22:14
Artigos Relacionados
Simon: ausência dos partidos nas manifestações é sinal de repúdio à velha política
Regras para CPIs fazem parte do Pacto
Líderes de partidos políticos anunciam apoio ao Pacto pela Responsabilidade Fiscal
Gestores públicos fazem pacto para sistema nacional de atendimento socioeducativo
Simon diz que Dilma não pode ficar ‘refém’ de partidos
Dilma Rousseff almoça com senadores de três partidos da base