Em três dias de esforço concentrado, Senado aprova 30 matérias



Em mais de 19 horas reunidos em Plenário entre os dias 4 e 6 de setembro - no período chamado pelos parlamentares de "esforço concentrado" -, os senadores aprovaram30 proposições, entre projetos de lei, de decreto legislativo, requerimentos e uma medida provisória. As matérias tratam, entre outros assuntos, da reestruturação da carreira de servidores públicos, acordos internacionais, distribuição gratuita de medicamentos a portadores de diabete, organização do Conselho Nacional de Justiça e a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Quatro acordos internacionais foram aprovados pelo Congresso e seguiram à promulgação. Entre eles, a constituição do Parlamento do Mercosul (Projeto de Decreto Legislativo 410/06) e a integração e funcionamento do Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (PDS 409/06). Segundo o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM), a aprovação da constituição do novo Parlamento poderá permitir que a sessão inaugural do novo órgão coincida com o final da XVI Cúpula Iberoamericana, que reunirá 20 chefes de Estado e de governo em Montevidéu, de 3 a 5 de novembro. Para tanto, o protocolo ainda precisa passar pela Câmara de Deputados da Argentina e pelo Congresso do Uruguai.

O Senado aprovou ainda os textos do acordo entre Brasil e a França para cooperação na área da aeronáutica militar (PDL 412/06) e do acordo entre o Brasil e a China sobre o fortalecimento da cooperação na área de implementação de infra-estrutura de construção (PDL 411/06).

A MP 295/2006, que seguiu à promulgação, trata da reestruturação das carreiras de especialista do Banco Central do Brasil, de magistério de ensino superior e de magistério de 1º e 2º graus, das carreiras da área de ciência e tecnologia, da carreira de fiscal federal agropecuário e dos cargos da área de apoio à fiscalização federal agropecuária. A medida provisória também estende a gratificação de desempenho de atividade técnica de fiscalização agropecuária aos cargos de técnico de laboratório e de auxiliar de laboratório.

Foram ainda reestruturadas as carreiras dos servidores da Justiça Federal, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público, por meio dos Projetos de Lei da Câmara 95/06, 96/06 e 97/06, respectivamente, que seguiram à sanção presidencial. Também vão ao crivo presidencial os projetos aprovados que criaram funções comissionadas no quadro de pessoal do TRT da 15ª Região (PLC 8/05) e no quadro de pessoal do TRT da 8ª Região (PLC 87/05).

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLC 81/06) teve sua criação aprovada e segue à sanção. Em relação ao Conselho Nacional de Justiça, órgão criado na recente Reforma do Judiciário, dois projetos de lei foram aprovados: o primeiro relativo à remuneração de seus membros (PLC 98/06) e o outro que dispõe sobre as atividades de apoio do Conselho (PLC 99/06). Para promulgação, seguiu a programação monetária da União para o 3º trimestre deste ano (PDL 363/06).

Seguiu ainda à sanção presidencial emenda da Câmara ao PLS 597/99, determinando a distribuição gratuita de medicamentos e material necessários a sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos. Para promulgação, seguiu a programação monetária da União para o 3º trimestre deste ano (PDL 363/06).

Sem acordo para votação, o Projeto de Resolução do Senado 49/06 acabou tendo retirada a urgência de sua tramitação e sua apreciação em Plenário foi adiada por exigência de senadores oposicionistas para não obstruir a votação das demais matérias. A resolução, que voltou para análise nas comissões, autoriza a Petrobras Transporte S/A (Transpetro) a elevar temporariamente o seu limite de endividamento em até R$ 5,6 bilhões, para contratar operação de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), por meio de seus agentes financeiros.

A maioria dos requerimentos aprovados colocaram projetos da pauta de deliberações para tramitar em regime de urgência. Sobre o projeto da Transpetro, foram aprovados dois requerimentos: um retirando a urgência e outro solicitando audiência pública para debater o assunto na Comissão de Infra-Estrutura. Um último requerimento requisitou o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos sobre o Projeto de Lei do Senado 146/06, que permite a venda, nos supermercados, de medicamentos analgésicos, antitérmicos e os que não precisam de prescrição médica.

Após discussão suplementar sobre texto substitutivo ao PLS 141/99, que altera o Código de Processo Civil no tocante à impenhorabilidade das máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, os senadores resolveram encaminhar à Câmara dos Deputados, com o substitutivo dado como definitivamente como adotado. Nesse caso a votação não é necessário em virtude de se tratar de discussão em turno suplementar.

O Plenário do Senado terá normalmente sessões não deliberativas a partir das 14h (de segunda a quinta) e das 9h (nas sextas) até as eleições em 1.º de outubro. Após as eleições, as sessões deliberativas voltam a funcionar nas terças, quartas e quintas.

08/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em esforço concentrado, Senado vota 20 matérias

Senado marca para setembro último esforço concentrado para votar matérias antes das eleições

Senado aprova 32 propostas na semana de esforço concentrado

Nove matérias aprovadas no esforço concentrado já viraram leis

CONGRESSO VOTOU 215 MATÉRIAS ESTE ANO E FARÁ ESFORÇO CONCENTRADO PARA VOTAR ORÇAMENTO

Garibaldi pede esforço concentrado do Congresso para desobstruir pauta e votar matérias importantes