Em visita a Sarney, Joaquim Barbosa promete simplicidade e transparência no STF



O Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) foi convidado, na manhã desta terça-feira (13), para a posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e já confirmou sua presença na solenidade.

Barbosa veio pessoalmente ao Senado entregar o convite a Sarney para a solenidade da posse, marcada para o dia 22 de novembro.

A reunião do novo presidente do STF com José Sarney durou apenas alguns minutos. Antes de vir ao Senado, Joaquim Barbosa também entregou o convite ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). Ontem, ele entregou o convite de sua posse como presidente do STF à presidente Dilma Rousseff, que confirmou a presença.

Transparência

Perguntado sobre como se sentia assumindo a presidência do STF, sendo o primeiro negro no cargo, Barbosa disse que não há nenhuma diferença, mas que estava orgulhoso.

- É uma honra para mim e para 80 milhões de brasileiros – disse ele.

Sobre o estilo de sua presidência na Suprema Corte, o ministro disse que todos já conhecem o estilo.

- Vou fazer uma gestão com muita clareza, muita simplicidade e transparência. Só isso – afirmou Barbosa.

O ministro também agradeceu a manifestação positiva de vários brasileiros quanto ao seu trabalho no Supremo Tribunal Federal.

- Agradeço muitíssimo. É um gesto de muita generosidade, carinho e de compreensão do trabalho que está sendo feito não só por mim como pelo Tribunal.

Antes da posse oficial no cargo, Joaquim Barbosa assume interinamente a presidência do STF no dia 19, devido à aposentadoria do atual presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que completa 70 anos no dia 18 de novembro.



13/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Joaquim Barbosa, indicado para o STF, visita Sarney

Sarney elogia procurador Joaquim Barbosa

Sarney recebe nesta terça o ministro do STF Joaquim Barbosa

José Nery apoia declarações de Joaquim Barbosa, do STF

Governador participa de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF

Jarbas Vasconcelos apoia críticas de Joaquim Barbosa a políticos