Sarney elogia procurador Joaquim Barbosa



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta segunda-feira (12) que em todos os postos que ocupou, o procurador Joaquim Benedito Barbosa Gomes, agora indicado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou-se por sua capacidade, responsabilidade e brilho que agora marcarão sua atuação na suprema corte de justiça do país.

- É uma escolha extraordinária, histórica, que marca sem dúvida uma etapa na vida do Poder Judiciário brasileiro, sobretudo porque ele alia o fato de representar a raça negra com uma biografia extraordinária, uma competência grande, sendo ao mesmo tempo um exemplo para o país.

Na opinião de Sarney, a biografia do novo ministro mostra que este é um país que abre oportunidades para todos. O presidente do Senado lembrou que Joaquim Benedito iniciou sua vida profissional no Senado, trabalhando no serviço gráfico, sendo louvável ter feito a carreira que agora o leva ao STF.

Referindo-se à formação jurídica do procurador, lembrou sua formação de nível internacional, dizendo que, no STF, Joaquim Benedito representará -a cultura brasileira, a cultura jurídica, a tenacidade e tudo aquilo que os negros representam para o Brasil-.



12/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Joaquim Barbosa, indicado para o STF, visita Sarney

Sarney recebe nesta terça o ministro do STF Joaquim Barbosa

Em visita a Sarney, Joaquim Barbosa promete simplicidade e transparência no STF

José Nery apoia declarações de Joaquim Barbosa, do STF

Governador participa de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF

Jarbas Vasconcelos apoia críticas de Joaquim Barbosa a políticos