Em visita ao Senado, presidente da Argentina anuncia construção de embaixada no Brasil



Em visita ao Senado Federal na tarde desta segunda-feira (8), a presidente da Argentina, Cristina Kirschner, anunciou a intenção de dar início à construção da embaixada do país em Brasília. Segundo a chefe de Estado, a decisão, tomada 40 anos após o terreno destinado à obra ser locado, é simbólica, já que ocorre num momento em que as duas nações se mostram dispostas a aprofundar seus vínculos.

Cristina Kirschner foi recebida no Salão Nobre pelo presidente Garibaldi Alves e por um grupo de senadores e deputados. Ao ser homenageada pelo senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), ela se disse feliz por acreditar que Brasil e Argentina têm conseguido superar aquele que é, a seu ver, um dos grandes obstáculos à integração - a crença de que os dois países seriam inimigos.

Ao final do encontro, a presidente da Argentina assinou o Livro de Honra do Salão Nobre.

Visita ao Brasil

Na conversa com os senadores, Cristina Kirschner relatou sua satisfação por ser a convidada de honra das comemorações do 7 de Setembro no Brasil. No útlimo domingo (7), ao lado do presidente do Luiz Inácio Lula da Silva, ela participou do desfile da Independência, na Esplanada dos Ministérios.

A visita da presidente da Argentina ao país teve por objetivo a assinatura de acordos de cooperação técnica para identificar projetos que permitam desenvolvimento e integração produtiva. Uma das principais medidas adotadas foi a decisão da utilização de moedas locais nas transações comerciais entre os dois países. Segundo o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, a transação em moedas locais vai facilitar o comércio entre os países e possibilitar que empresas de menor porte possam entrar no comércio bilateral.

Ainda de acordo com o ministro da Fazenda, o comércio entre o Brasil e a Argentina movimenta US$ 25 bilhões, e o país vizinho é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

Da Redação, com informações da Agência Brasil
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



08/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Argentina visita Senado

Presidente da Argentina visita o Senado

Mercadante destaca visita do presidente da Argentina ao Brasil

Presidente da Argentina visita Garibaldi Alves

Presidente do Mali visita o Senado e elogia atuação do Brasil no cenário internacional

Em visita à Embaixada dos EUA, Ferraço reforça convite para embaixador comparecer ao Senado