Mercadante destaca visita do presidente da Argentina ao Brasil



Ao registrar a visita ao Brasil do presidente recém eleito da Argentina, Nestor Kirchner, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) destacou a importância, para a América do Sul, da relação estratégica que está sendo construída entre o Brasil e a Argentina. Mercadante participou de almoço oferecido a Kirchner pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o presidente do Senado, José Sarney.

Na avaliação do senador por São Paulo, a união dos dois países e o fortalecimento do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) possibilitará um fortalecimento na capacidade de negociação para a implantação da Área de Livre Comércio para as Américas (Alca) e nos assuntos referentes à Organização Mundial do Comércio (OMC).

- A vitória de Kirchner na Argentina permitiu consolidar essa estratégia. Estamos oferecendo uma negociação bilateral Mercosul/Estados Unidos o que ampliará nossa atuação e a defesa dos interesses dos povos do continente - afirmou Mercadante.

Embora registrando que após a posse de Lula na Presidência da República houve uma recomposição e fortalecimento do Mercosul, Mercadante defendeu a intensificação dos entendimentos para que possa haver uma integração institucional, cultural, científica, tecnológica e social entre os países da América do Sul. Ele citou como exemplo a ser perseguido o da União Européia.

- Temos que jogar juntos na economia, na diplomacia, na política, no comércio e na cultura para enfrentar os desafios que essa região pobre e excluída do planeta, com tantas dificuldades sociais, enfrenta. Temos que trabalhar para aumentar nossa capacidade de negociação e a presença nesse mundo globalizado - afirmou Mercadante.

O senador também registrou a saudação feita por Lula a José Sarney, durante o almoço. O presidente da República lembrou que foi na gestão de Sarney como presidente que o Mercosul foi iniciado. Citando um ditado chinês, Lula disse a Sarney: -quem bebe a água do poço tem que lembrar sempre de quem abriu o poço-.



11/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em visita ao Senado, presidente da Argentina anuncia construção de embaixada no Brasil

Sibá destaca visita de presidente dos EUA ao Brasil

Valadares destaca visita do presidente da China ao Brasil

Em visita a Sarney, presidente do BID destaca momento econômico do Brasil

Presidente da Argentina visita Senado

Presidente da Argentina visita o Senado