Em visita de Shimon Peres, Sarney destaca contribuições e lutas do povo judeu
Durante a sessão solene do Congresso Nacional realizada para receber o presidente de Israel, Shimon Peres, o presidente do Senado, José Sarney, exaltou o passado de Israel e as contribuições do povo judeu à humanidade.
- O país de que Vossa Excelência é um dos fundadores é um grande país, herdeiro de uma tradição que está na base da cultura ocidental. Os grandes nomes que participaram da construção do pensamento e da arte são apenas um reflexo da imensa contribuição da antiga Israel e dos anos em que a diáspora dos judeus os espalhou pelo mundo, sob as mais terríveis condições, que incluíram os maiores sofrimentos de que a história da humanidade tem notícia, o que nunca podemos esquecer, como a página trágica e infame do Holocausto - disse ele, dirigindo-se a Shimon Peres.
Sarney também lembrou dos esforços do presidente de Israel em busca da paz no Oriente Médio, que lhe valeram o prêmio Nobel da Paz em 1994.
- As maiores realizações da política brasileira aconteceram sob o signo da conciliação, que representamos nas grandes figuras do nosso passado que foram o Marquês do Paraná e Tancredo. A conciliação tem sido também o caminho de Vossa Excelência. Compreendemos assim, talvez melhor do que outros, a Vossa luta. E a ela podemos também dar todo o valor, desejando que alcance os seus objetivos, um dos mais notáveis desafios da humanidade em nosso tempo - afirmou Sarney.
10/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Shimon Peres se encontra com Sarney
Sarney recebe cartão de Shimon Peres
Collor destaca atuação de Shimon Peres em defesa de Israel e da paz
Crivella homenageia o povo judeu e repudia declarações de Ahmadinejad
Parlamentares recepcionam Shimon Peres
Shimon Peres já está no Senado