Shimon Peres se encontra com Sarney
O presidente de Israel, Shimon Peres, visita o Brasil na próxima semana, devendo encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente do Senado, José Sarney. A visita de Peres ao Brasil e à Argentina foi anunciada há um mês pelo embaixador israelense em Buenos Aires, Daniel Gazit, o qual adiantou que as conversas daquele líder incluirão o conflito no Oriente Médio, a ameaça iraniana e a cooperação científica, econômica e política.
O embaixador disse que Peres destacará a preocupação israelense com a influência iraniana na América Latina e com a ideologia belicosa com que o Irã busca obter armas nucleares, ameaçando a paz em todo o mundo.
Logo depois da visita de Peres, Lula receberá o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que chegará ao Brasil numa mobilização para incluir outros países nas negociações em busca da paz no Oriente Médio.
E, após os encontros com Peres e Abbas, Lula receberá o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que em maio cancelou viagem anteriormente agendada ao Brasil em razão das eleições em seu país.
Ao receber, no mês passado, o grão rabino Asquenazi de Israel, Yona Metzger, Sarney ouviu deste que são grandes as preocupações da nação judaica com a visita de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil. O rabino defendeu o cancelamento da visita até que o presidente iraniano mudasse seu discurso de negação do holocausto, que dizimou 6 milhões de judeus durante a segunda guerra mundial.
No encontro, Sarney disse a Yona Metzger que o Brasil cultiva grande amizade com o Estado de Israel e espera que a religião seja professada como instrumento de paz e não de desunião entre os povos.
Na ocasião, Sarney disse que aguardava com ansiedade a visita de Shimon Peres e lembrou que, quando presidente da República, recebeu o líder no Brasil. Na conversa, Sarney observou também que foi um brasileiro, o chanceler Osvaldo Aranha, quem presidiu a Assembléia das Nações Unidas que votou a criação do Estado de Israel.
03/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe cartão de Shimon Peres
Em visita de Shimon Peres, Sarney destaca contribuições e lutas do povo judeu
Parlamentares recepcionam Shimon Peres
Shimon Peres já está no Senado
Shimon Peres parabeniza Brasil por políticas sociais
Shimon Peres parabeniza Brasil por políticas sociais