Comissão do Mercosul pode debater relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos



A representação brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul pode promover duas audiências públicas sobre matérias que afetam as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Por solicitação do deputado federal Inácio Arruda (PC do B-CE), a comissão vai votar nesta terça-feira (23), a partir das 17h30, requerimentos para a realização de debates sobre a criação da Agência de Promoção de Comércio (Trade Promotion Authority - TPA) dos Estados Unidos e sobre a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

As duas audiências deverão ser feitas em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). De acordo com o primeiro requerimento de Arruda, projeto de lei criando a agência de comércio já foi aprovado, em dezembro de 2001, pela Câmara de Representantes dos Estados Unidos, seguindo, em fevereiro passado, para a Comissão de Finanças do Senado norte-americano. Quanto à Alca, o deputado defende a discussão das conseqüências de sua implantação com setores da sociedade brasileira.

Da pauta da reunião, com cinco itens, também consta a votação de parecer favorável do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ao acordo firmado entre o Brasil e a Argentina, em maio de 2001, para o provimento da capacidade espacial dos dois países. Será examinada ainda a complementação do relatório da senadora Emilia Fernandes (PT-RS) a projeto de decreto legislativo do senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ), convocando plebiscito sobre a suspensão, pelo prazo de 20 anos, das negociações para o ingresso do Brasil na Alca.



22/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos

Comissão deverá debater relações comerciais com países do Mercosul

CRE vai debater relações comerciais no Mercosul

CRE receberá ministros para debater relações com os Estados Unidos

Agripino diz que Chávez quer dificultar relações comerciais do Brasil e do Mercosul

Ex-embaixador nos Estados Unidos depõe na Comissão de Relações Exteriores