Embaixador da Alemanha elogia discurso de Sarney pela paz



O embaixador da Alemanha, Uwe Kaestner, disse nesta quinta-feira (13) à Agência Senado que se impressionou com o discurso feito pelo presidente do Senado, José Sarney, no qual este condena a provável guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, afirmando que também defende a manutenção da paz mundial e o respeito às determinações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Kaestner destacou, principalmente, a parte do pronunciamento em que Sarney cita o filósofo alemão Immanuel Kant, que afirmara, em 1795, que a paz só podia ser alcançada no mundo com a organização de um sistema de leis e mecanismos capazes, por meio do Direito Internacional, de construir instituições assegurando uma convivência harmônica para a humanidade.

Para o embaixador, essa citação lembra que proeminentes pensadores alemães já falavam, àquela época, em garantir a paz no mundo. Ele observou que é importante a manutenção e o funcionamento de um organismo internacional, como a Organização das Nações Unidas - criada em 1945 -, para manter e assegurar a paz. -Dado o tempo de Kant, no século dezoito, temos hoje esse progresso e a comunidade internacional tem que fazer um esforço para manter esse sistema-, afirmou o embaixador.

Por esse motivo, acrescentou, tanto o Iraque quanto os Estados Unidos devem cumprir totalmente qualquer compromisso assumido com as Nações Unidas e as decisões do Conselho de Segurança da ONU.

- Isso significa que o Iraque tem que cumprir cem por cento as resoluções das Nações Unidas, e também todo e qualquer passo a ser dado no futuro deve ser somente com a autorização do Conselho de Segurança da ONU - afirmou Kaestner.

A Alemanha compõe, atualmente, com outros 14 países, o Conselho de Segurança da ONU. Os países membros do Conselho são eleitos por um sistema rotativo com mandato de dois anos. Apenas cinco países - Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, França e China - são membros permanentes do Conselho. Os demais países que compõem o Conselho neste momento são: Guiné Equatorial, México, Paquistão, Espanha, Síria, Angola, Bulgária, Camarões e Chile.




13/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles elogia discurso de Sarney

Sarney elogia discurso de posse de Nelson Jobim no Supremo

Embaixador da Alemanha visita Assembléia

Senado aprova indicação de novo embaixador do Brasil na Alemanha

Sarney elogia governo pela volta da Sudam e da Sudene

Após discurso de embaixador de Portugal, homenagem a Padre Vieira é encerrada