Embaixador da Líbia diz a senadores que jornalista brasileiro será libertado nesta quinta
O repórter do jornal O Estado de S. Paulo Andrei Netto, que está preso na Líbia, deverá ser libertado ainda nesta quinta-feira (10). É o que garantiu o embaixador líbio Salem Abdullah Omar Ezubedi, em conversa por telefone com os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
A conversa ocorreu durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida por Paim.
Suplicy fez a ligação para o diplomata no momento em que a comissão aprovava duas moções sobre o assunto. A primeira, destinada à direção do jornal, é de solidariedade pela prisão do jornalista, que atua como correspondente em Paris e foi designado para cobrir os confrontos entre rebeldes e forças do regime comandado por Muamar Kadafi.
A segunda moção será enviada à Embaixada da Líbia em Brasília, exigindo a libertação imediata de Andrei Netto e mostrando, segundo Paim, a indignação dos senadores com relação à prisão do jornalista.
- Nenhum dos argumentos me convence, pois o jornalista está naquele país a trabalho. Espero que esta questão seja resolvida de forma democrática, respeitando os direitos humanos - afirmou Paim à imprensa, ao final da reunião.
Até esta quarta-feira (9), notícias publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo afirmavam que o jornalista havia desaparecido há cerca de uma semana. O embaixador da Líbia disse aos senadores que Andrei Netto foi detido porque não havia solicitado às autoridades locais permissão para trabalhar.
- O que o embaixador me garantiu é que este documento já está sendo providenciado. Ele me disse que as autoridades da Líbia estão tomando todas as providências para que o jornalista seja libertado ainda hoje - afirmou Paim.
10/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy diz que jornalista brasileiro preso na Líbia será libertado hoje
Jornalista brasileiro é libertado na Líbia
Jornalista brasileiro que estava preso na Líbia foi libertado
Jornalista brasileiro preso na Líbia já foi libertado, diz 'Estadão'
Paim comemora libertação de jornalista brasileiro na Líbia
Jornalista brasileiro desaparecido na Líbia é localizado preso perto de Trípoli