Embaixador da República Saharaui visita a Comissão
Uma comissão de senadores e deputados poderá viajar para a República Saharaui, situada no noroeste africano. A visita foi anunciada nesta quinta-feira (12) à Agência Senado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), que qualificou como desesperadora a situação do povo daquele país, parcialmente dominado pela monarquia marroquina.
Paim recebeu, durante a reunião da comissão, a visita do embaixador da República Árabe Saharaui Democrática, Hash Ahmed Merical-la. Segundo o senador José Nery (PSOL-PA), que conduziu o embaixador à CDH,a visita é um pedido de apoio para que o Congresso Nacional apóie a luta pela independência do Povo Saharaui.
- A luta pela independência do Saharaui vem sendo travada com muita determinação e vários governos já reconheceram esse direito - explicou José Nery.
O Saharaui foi colônia espanhola até 27 de fevereiro de 1979, quando proclamou sua independência. No entanto, naquele mesmo ano, o Marrocos invadiu o país, paralisando a consolidação do processo de independência e mantendo até hoje parte do país sob domínio militar. Mais de 80 governos já estabeleceram relações diplomáticas com o Governo Saharaui, que exerce soberania sobre 40% do seu território. Também a Organização das Nações Unidas (ONU) vem interferindo para implementar um plano de paz sobre a autodeterminação daquele povo.
Paulo Paim afirmou que a CDH vai cumprir, nessa viagem, um papel importante de prestação de solidariedade à reivindicação de independência do povo saharaui.
- Me coloco à inteira disposição do embaixador para que nossa comissão possa dialogar sobre os caminhos que permitam a independência total entre os povos - afirmou Paim, durante reunião da CDH.
12/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Direitos Humanos analisa situação da República Árabe Saharaui
Debatedores relatam violação de direitos humanos na República do Saharaui
Embaixador visita Comissão do Mercosul
APROVADO EMBAIXADOR PARA A REPÚBLICA TCHECA
Sarney recebe embaixador da República Popular da China
Aprovada indicação da Presidência da República de embaixador para países dos Bálcãs