Embaixador visita Comissão do Mercosul
O embaixador do Uruguai no Brasil, Augustín Espinosa, esteve reunido na tarde desta terça-feira (07/08) com o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Luís Augusto Lara (PTB), na Assembléia Legislativa. Juntamente com os funcionários da comissão, os dois conversaram sobre os problemas da fronteira entre Brasil e Uruguai. Também esteve presente o prefeito de Aceguá, Júlio César Pinto.
O embaixador afirmou que é preciso agir rápido para sejam solucionadas as questões pendentes entre os dois países. “Será uma irresponsabilidade política não concretizarmos o Mercosul na fronteira Brasil-Uruguai no prazo de um ano”, afirmou Espinosa. O prefeito de Aceguá relembrou o episódio da implosão de pontes na fronteira e disse que o contrabando – alvo dos ataques do exército uruguaio – não passa fortemente pelo seu município. O embaixador admitiu que houve equívocos no processo deflagrado pelas forças militares de seu país. “O episódio da implosão das pontes foi um equívoco”, afirmou.
Lara informou que irá se reunir na próxima sexta-feira com a reitora da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Inguelore Schumann de Souza, para receber dela os projetos que a Ufpel têm para os municípios da fronteira. Ouvindo esta informação, o embaixador uruguaio disse que poderá ajudar com verbas para os projetos. “Podemos acessar linhas de crédito internacional para estas e outras propostas de desenvolvimento econômico para a região”, disse Espinosa.
Lara voltou a afirmar que é necessária a criação de Comitês de Fronteira para a solução de problemas comuns. “Tais órgão precisam ser enxutos, formados por cinco ou seis pessoas, para que possam trabalhar objetivamente em prol da fronteira”, disse o parlamentar petebista.
Hidrovia
A Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa assina com o Corredor Atlântico do Mercosul protocolo de intenções para a criação de uma hidrovia que ligará Itaqui à Região Metropolitana. A assinatura ocorrerá nesta quarta-feira (08/08), às 17h30, na sala da Comissão do Mercosul.
A hidrovia integrará importantes centros regionais, como Itaqui, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Rio Pardo a Porto Alegre. Serão utilizados trechos navegáveis dos rios Jacuí, Ibicuí e Ibicuí-Mirim. A hidrovia também vai transformar trechos não-navegáveis em locais aptos a receber a navegação.
O presidente da Comissão do Mercosul, deputado Luís Augusto Lara, destaca que esta iniciativa será um impulso para a Metade Sul desenvolver-se. “A hidrovia vai possibilitar que a produção dos municípios da região seja escoada de maneira mais barata para Porto Alegre”, diz o parlamentar. Lara também acredita que esta ação, em conjunto com outras iniciativas, poderá trazer desenvolvimento para a Metade Sul. “A hidrovia somada aos gasodutos irá atrair indústrias e fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios que hoje sofrem com a pobreza e a falta de esperança”, afirma o parlamentar.
08/07/2001
Artigos Relacionados
Embaixador da República Saharaui visita a Comissão
COMISSÃO DO MERCOSUL RECEBE EMBAIXADOR DA ALADI
COMITIVA DE EXECUTIVOS AMERICANOS VISITA COMISSÃO DO MERCOSUL
ACM RECEBE VISITA DE EMBAIXADOR
Embaixador da Bulgária visita Lobão
Embaixador chinês visita Sarney