Embaixador da Ucrânia e deputados conhecem Alcântara



O Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, visitou o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) semana passada com o objetivo de conhecer as instalações do CLA e a sua infraestrutura para lançamento de foguetes. A visita foi acompanhada pelos parlamentares Nelson Pellegrino, Claudio Cajado, Pastor Eurico e Carlos Zarattini, que integram a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A comitiva conheceu o Centro de Controle do CLA, onde as equipes de operações fazem a coordenação de todos os lançamentos. Em seguida, conferiu as instalações do Setor de Preparação e Lançamento (SPL). No local, os visitantes puderam ver o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), que são lançados do CLA para manter as equipes adestradas e testar todos os meios associados aos lançamentos.

Ainda no SPL, eles conheceram a plataforma Universal, a partir da qual são lançados os foguetes de treinamento e sondagem, e a Casamata, local responsável por abrigar com segurança engenheiros e técnicos que trabalham diretamente na preparação, transporte e montagem dos veículos. A comitiva foi ainda até a Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

Por fim, o embaixador e os parlamentares checaram as obras da Alcântara Cyclone Space, onde puderam acompanhar o estágio atual da construção e a configuração do sítio de lançamento a ser operado para lançamento do foguete ucraniano Cyclone 4, em Alcântara.

Fonte:
Força Aérea Brasileira



08/10/2013 16:12


Artigos Relacionados


Embaixador da Ucrânia pede ao Brasil para não ficar 'em cima do muro' em relação à Crimeia

Ucrânia garante US$ 250 milhões para base de lançamento em Alcântara

Senado aprova acordo sobre participação da Ucrânia na base de Alcântara

Deputados conhecem universidades públicas em Santiago do Chile

Deputados açorianos conhecem produtos típicos de Santo Antônio da Patrulha

Tebet recebe embaixador belga e deputados russos