Senado aprova acordo sobre participação da Ucrânia na base de Alcântara
O Senado aprovou, nessa quarta-feira (15), decreto legislativo relativo ao acordo assinado entre a Ucrânia e o Brasil sobre salvaguardas tecnológicas relacionadas à participação da Ucrânia em lançamentos de foguetes a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).
Em seu parecer favorável, a senadora Roseana Sarney (PFL-MA) ressalta a importância de o acordo disciplinar o acesso às tecnologias relacionadas com o lançamento, de foguetes, bem como o ingresso de equipamentos, recursos humanos e materiais e de dados na base de Alcântara.
A senadora afirma, ainda, que o trágico acidente do dia 22 de agosto último demonstrou a necessidade cada vez maior de destinar recursos para que o Brasil possa reerguer seu programa espacial, e enfrentar o acirrado e milionário mercado de lançamento de foguetes.
Segundo Roseana, uma das formas mais imediatas e transparentes para atingir esse objetivo é implantar acordos de cooperação como esse, firmado com a Ucrânia. Ela lembra, ainda, que o presente acordo não exclui a aprovação de outros, com países diferentes, para dar mais dinamismo às tarefas de recuperação da base e do programa espacial.
15/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ucrânia garante US$ 250 milhões para base de lançamento em Alcântara
Carlos Bezerra condena acordo com EUA sobre base de Alcântara
Hélio Costa quer ouvir ministro da Defesa sobre acordo para uso comercial da Base de Alcântara
Cândido propõe a rejeição a acordo para uso da base de Alcântara
Inácio Arruda defende acordo que favorece a base de foguetes de Alcântara
Lobão defende acordo entre Brasil e EUA para utilização de base em Alcântara