Embaixador do Japão deverá falar no Senado sobre os 'dekasseguis'



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) anunciou nesta quinta-feira (15) que apresentará requerimento convidando o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, para falar, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sobre a posição do governo japonês a respeito dos dekasseguis, descendentes de japoneses que vão trabalhar no Japão.

Tuma adiantou à Agência Senado que, na audiência, pedirá ao embaixador que interceda junto ao governo japonês para que sejam cumpridas as chamadas cartas rogatórias, endereçadas aos dekasseguis por suas esposas no Brasil. A maioria das cartas trata de pedidos de pensão alimentícia e,segundo Tuma, retorna ao país sem resposta, por não encontrar o destinatário.

Atualmente, de acordo com estimativa da Associação das Famílias Abandonadas por Dekasseguis no Brasil, entre 10 mil e 15 mil famílias encontram-se desamparadas, a maioria formada por esposas que foram abandonadas por seus maridos, que buscaram trabalho no Japão.

A associação defende que o governo japonês assine um acordo com o Brasil de execução de pensão alimentícia. Sem esse acordo, observa a entidade, trabalhadores que vão tentar a vida no Japão aproveitam a ausência de qualquer norma legal entre os dois países para deixar de pagar pensão alimentícia à mulher e aos filhos.



15/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Famílias de dekasseguis querem acordo com Japão para execução de pensão alimentícia

Áudio | Itamaraty negocia com Japão acordo para que dekasseguis abandonados no Brasil recebam pensão

MINISTRO DEVERÁ FALAR SOBRE O BLECAUTE NO PRÓXIMO DIA 6

Ministro de Segurança Institucional deverá falar à CRE sobre a Abin

CRE deverá convidar ministro das Relações Exteriores para falar sobre a Rio+20

Jobim e embaixador americano serão convidados a falar sobre recriação da Quarta Frota