Embaixador dos Estados Unidos visita CRE nesta quinta-feira



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) recebe nesta quinta-feira (30), às 11h, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel. Por solicitação do diplomata, que tomou posse em agosto último, a reunião com os membros do colegiado será fechada.

Esta é a primeira vez que o novo embaixador norte-americano visita a CRE. No início deste mês, Clifford Sobel manteve encontro com o presidente da comissão, senador Roberto Saturnino (PT-RJ). Durante a conversa no gabinete de Saturnino, o embaixador manifestou interesse em conhecer o funcionamento da comissão e debater temas de interesse do Brasil e dos Estados Unidos.

De acordo com a agenda distribuída pela secretaria da CRE, o embaixador e os membros do colegiado debaterão os seguintes temas: Protocolo de Kyoto; a situação dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos e o tratamento concedido aos imigrantes do Brasil que vivem legal ou ilegalmente naquele país; e as alternativas para a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Discutido e negociado no Japão em 1997, o Protocolo de Kyotoentrou em vigor oficialmente em fevereiro de 2005. Pelo tratado, os países signatários teriam que colocar em prática planos para reduzir a emissão de gases que provocam o aquecimento global. Os Estados Unidos negaram-se a ratificar o protocolo sob a alegação de que isso poderia interferir negativamente na economia norte-americana.

O embaixador Clifford Sobel e os membros da CRE também debaterão a imigração nos Estados Unidos. Estimativas do Ministério das Relações Exteriores dão conta de que cerca de um milhão de brasileiros vivem naquele país. No entanto, não há projeções sobre quantos estão em situação ilegal.



27/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma encerrou nesta quinta-feira a viagem aos Estados Unidos

Reunião do Comitê Agrícola Brasil –Estados Unidos começa nesta segunda-feira (18)

Governador Serra recebe embaixador dos Estados Unidos

Embaixador do Iraque diz que Estados Unidos cobiçam as riquezas do país

Ex-embaixador nos Estados Unidos depõe na Comissão de Relações Exteriores

CRE APROVA EMBAIXADOR PARA O SURINAME E ACORDO DE ARMAS COM ESTADOS UNIDOS