Embaixador quer projetar nova imagem do Brasil na Dinamarca



O estímulo à exportação para a Dinamarca de produtos industriais de maior valor agregado será uma das prioridades do futuro embaixador do Brasil em Copenhague, ministro de primeira classe Georges Lamazière. A mensagem presidencial com a sua indicação para o cargo (MSF 172/06) recebeu, nesta terça-feira (4), parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e será agora examinada em Plenário.

Em seu depoimento à comissão, Lamazière observou que os empresários brasileiros interessados no mercado dinamarquês muitas vezes procuram a embaixada para oferecer produtos industriais. Mas os importadores dinamarqueses permanecem interessados principalmente em produtos como carnes e derivados de soja.

- Queremos delinear uma nova imagem do Brasil na Dinamarca. É preciso mostrar aspectos mais sofisticados de nossa produção - sugeriu Lamazière, cuja indicação teve como relator o senador Roberto Saturnino (PT-RJ), presidente da CRE.

Outra prioridade apontada pelo embaixador é a de ampliação do diálogo político com o governo dinamarquês. Ele observou que a Dinamarca tem demonstrado recentemente um maior interesse pela América Latina. Por isso, a seu ver, o Brasil deveria utilizar a oportunidade para servir como uma ponte com a Dinamarca.

Lamazière deverá ainda exercer, cumulativamente, o cargo de embaixador brasileiro junto à Lituânia, país que recuperou a sua independência em 1991. Atualmente, segundo parecer de Saturnino, estão sendo realizadas consultas sobre a abertura da seção consular lituana no Brasil, indicando a futura instalação de um consulado em São Paulo.

Duas outras mensagens presidenciais receberam parecer favorável da comissão. A primeira delas (MSF 165/06), que teve como relator ad hoc o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), submete ao Senado a indicação do atual embaixador em Israel, Pedro Motta Pinto Coelho, para exercer cumulativamente o cargo de embaixador no Chipre. A segunda (MSF 173/06), que teve o mesmo relator, indica o atual embaixador em Trinidad e Tobago, Luiz Fernando Gouvêa de Athayde, a exercer cumulativamente o cargo de embaixador junto à Comunidade de Dominica.



04/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embratur destaca nova imagem turística do Brasil para o mundo

Candiota 3 quer mudar a imagem das usinas térmicas a carvão no Brasil

Agenda do governo para projetar o Brasil está correta, diz Piva

Brasil quer ampliar presença econômica na Venezuela, diz embaixador

Brasil quer Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em pauta na Rio+20, diz embaixador

Embaixador diz que Brasil quer resultado ambicioso na convenção do clima em Copenhague