Embaixador relata negociações para fim da dupla cobrança no Mercosul



O embaixador do Brasil junto ao Mercosul e à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Regis Arslanian, relatou aos parlamentares da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, nesta segunda-feira (19), em Montevidéu, os avanços para o fim da dupla cobrança de tarifas no bloco. Segundo o embaixador, não se conseguiu ainda um acordo sobre a distribuição da renda, mas a elaboração do Código Aduaneiro está praticamente concluída e a interconexão informática de toda as alfândegas do Mercosul já está pronta.

Em entrevista, Arslanian explicou que hoje um produto entra em Santos (SP), por exemplo, e paga tarifa. Quando entra no Paraguai, paga nova tarifa. Isso, na avaliação do embaixador, é uma distorção da união aduaneira. O objetivo de eliminação dessa dupla cobrança é que o produto pague a tarifa do Mercosul e aí seja considerado um bem originário do bloco, tendo, então, livre circulação.

O embaixador lembrou que a negociação para a eliminação da dupla cobrança, que qualificou de muito difícil, mas fundamental para o Mercosul, começou em 2004.

COP-15

O embaixador entregou aos parlamentares texto com a posição que o Brasil defenderá na COP-15 - a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que se realizará em Copenhague, Dinamarca, em dezembro. Ele destacou o entendimento do governo brasileiro de que enfrentar a mudança do clima e seus impactos negativos sobre as florestas exige essencialmente mudanças globais no uso de energia, pela introdução de fontes renováveis e limpas.

No documento, registra-se que, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), 56% das emissões globais de CO2 decorrem da queima de combustíveis fósseis e que o desmatamento representa, em estimativa considerada incerta, 17% dessas emissões.



19/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercosul avança com fim da dupla cobrança da TEC

Amorim vê urgência na eliminação da dupla cobrança de tarifas de importação entre os países do Mercosul

Mercosul e União Europeia retomam negociações, anuncia embaixador

Embaixador relata a parlamentares propostas do governo para Itaipu

Países ricos, agora em crise, dificultaram negociações na Rio+20, diz embaixador

Negociações para acordo entre Mercosul e UE podem avançar em 2012