Embaixador relata a parlamentares propostas do governo para Itaipu



Os integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul reuniram-se na tarde desta segunda-feira (9) com o delegado permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração (Aladi) e ao Mercosul, Regis Arslanian.

No encontro, o embaixador relatou as propostas formuladas pelo governo brasileiro em resposta às reivindicações dos paraguaios relacionadas à usina de Itaipu. As propostas são o aumento do fator de multiplicação utilizado para o cálculo do valor da energia a ser pago pelo Brasil ao Paraguai, a criação de um fundo de desenvolvimento e a abertura de linha de crédito, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a construção de uma linha de transmissão de energia entre Itaipu e Assunção.

Estavam presentes à reunião a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Pedro Simon (PMDB-RS) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC). Em entrevista após a reunião, Tuma manifestou a opinião de que o assunto Itaipu não deve ser tratado no Parlamento do Mercosul porque se trata de uma questão bilateral.

Nesta segunda-feira à noite, as bancadas do Brasil e do Paraguai se encontrarão para uma conversa sobre questões de interesse dos dois países.



09/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixador relata negociações para fim da dupla cobrança no Mercosul

Waldemir Moka relata visita ao Parque Tecnológico de Itaipu

Parlamentares paraguaios pedem aprovação de mudanças no Tratado de Itaipu

Parlamentares do Mercosul realizam debate sobre Itaipu Binacional

Magno Malta relata encontro com embaixador do Irã, que nega condenação de pastor

Capiberibe comenta propostas parlamentares para conferência da OMC