COMITIVA DE EXECUTIVOS AMERICANOS VISITA COMISSÃO DO MERCOSUL



Uma comitiva formada por 18 executivos norte-americanos, chefiada pelo brasilianista Jordan Young, da Pace University de Nova Iorque, visitou nesta quinta-feira (dia 11) a comissão parlamentar conjunta do Mercosul. Os executivos visitarão também a Argentina, com o objetivo de analisar possibilidades de negócios nos dois países.
O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) destacou para os empresários norte-americanos que o Brasil representa 70% do Produto Interno Bruto (PIB) conjunto dos países membros do Mercosul. O senador lembrou ainda a importância do Mercosul na manutenção da estabilidade democrática dessas nações, uma vez que - advertiu Althoff - a existência de governo democrático é pré-requisito para participação no mercado comum.
O presidente da comissão conjunta, deputado Júlio Redecker (PPB-RS), afirmou que o Mercosul é um processo educativo para o Brasil, preparando o país para a globalização e para integar o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca).
O brasilianista Jordan Young, chefe da comitiva, acredita que o Mercosul é o início de uma nova era para os países da América Latina e que o Brasil assumirá sua liderança natural na região.
A visita dos executivos norte-americanos faz parte de um curso da Pace University. O presidente da comissão, Júlio Redecker, expressou o interesse do Congresso em firmar um convênio junto à universidade para tratar de assuntos de integração.

11/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comitiva iraniana visita Comissão de Educação

COMITIVA DE MAGISTRADOS DA GUINÉ-BISSAU VISITA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Parlamentares da Comissão do Mercosul debatem com norte-americanos

Americanos tentam explicar Fast Track e Alca à Comissão do Mercosul

Embaixador visita Comissão do Mercosul

Comitiva da ONU visita Eletrobras