Embarcações são entregues em Santa Catarina



 

Mais duas embarcações financiadas pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) foram concluídas em Santa Catarina. Ambas destinam-se ao apoio a atividades de extração de petróleo na Bacia de Campos e são contratadas pela Petrobras. Administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), o Fundo financia parte da construção de embarcações e estaleiros no Brasil.

O barco Starnav Ursus, modelo PSV 4.500 Fluid Carrier (adaptado para o transporte de fluidos a serem utilizados nas plataformas) possui 91 metros de comprimento, 6,25 metros de calado máximo e capacidade de carga de 4.500 toneladas. Tem valor total de R$ 80 milhões, dos quais 82% são financiados pelo FMM, por meio do BNDES, e com conteúdo nacional de 65%. A embarcação foi construída no Estaleiro Detroit Brasil, no estado catarinense.

A outra embarcação foi construída no Estaleiro Navship. Trata-se do barco Bram Buccaner, modelo PSV NA 300E CD (adaptado para transporte e suprimentos em geral), que possui 92,6 metros de comprimento e 6,35 metros de calado. O projeto, que teve 72% dos componentes de fabricação nacional, contou com um investimento total de R$ 78 milhões, dos quais 77% foram financiados pelo Fundo por meio do BNDES e do Banco do Brasil.

No total, foram 282 embarcações e seis projetos em estaleiros concluídos desde 2007 com recursos do Fundo da Marinha Mercante. Atualmente, há em andamento outras 162 embarcações e 10 obras em estaleiros financiadas pelo FMM.

 

Fonte:

Ministério dos Transportes



06/11/2013 16:28


Artigos Relacionados


Poupatempo vai à Vila Santa Santa Catarina e Freguesia do Ó

Mão Santa pede MP para socorrer Santa Catarina

Santa Catarina vai aderir ao Pronasci no dia 25

Santa Catarina prioriza crédito

Santa Catarina cria film commission

Avião da FAB com oito pessoas cai em Santa Catarina