Embrapa apresenta novo método para análise de produtos em conferência na Alemanha
A Embrapa Instrumentação Agropecuária vai apresentar na 10ª Conferência de Bolonha sobre Ressonância Magnética em Meios Porosos um método para medir a qualidade e quantidade de óleo em sementes e grãos e detectar injúrias mecânicas em bananas e peras em segundos. A conferência acontece entre 12 e 16 de setembro na cidade de Leipzig, na Alemanha, juntamente com o 10º Colóquio sobre Ressonância Magnética Móvel.
O método foi desenvolvido por ressonância magnética nuclear pelo pesquisador Luiz Alberto Colnago, da Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP). Sem destruir as amostras, é possível medir o teor de gordura intramuscular em mais de 500 porções de carne por hora, e fazer análise online de óleo em mais de 20 mil amostras por hora.
Metodologia
O Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é um equipamento que permite analisar, em segundos, teores de óleo em sementes e grãos, como soja, milho, girassol, amendoim, além de verificar o teor de umidade em produtos agrícolas como grãos e sementes não oleaginosas, rações, produtos alimentícios, farmacêuticos e químicos em geral.
O RMN possui vantagens em relação aos métodos tradicionais, como permitir a análise rápida e a não destruição da amostra. Assim, é possível utilizar a própria semente analisada para o plantio. Pelo método de análise convencional, a semente teria que ser amassada, impedindo seu uso em projetos de seleção e melhoramento genético.
Fonte:
Embrapa
10/09/2010 19:28
Artigos Relacionados
Embrapa apresenta novo software para análise de couros e peles bovinos
Hospital das Clínicas apresenta novo método para retirar cisto
Fiocruz amplia método de análise da água para consumo
IPT investe em método de análise de árvores nos centros urbanos
MMA participa de debates para a Conferência do Clima na Alemanha
Professores criam novo método para alfabetizar pescadores