Professores criam novo método para alfabetizar pescadores



Para ajudar a reverter o alto índice de analfabetismo entre as colônias de pescadores da região Nordeste, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte está desenvolvendo o projeto Pescando a Cidadania. O objetivo é alfabetizar 100 pescadores da região salineira do estado com uma nova metodologia de ensino.   

O Pescando a Cidadania foi desenvolvido pelas pedagogas Rejane Bezerra Barros Varela e Ticiana da Silveira Cunha, do campus Macau; pela assistente social Joelma de Oliveira e pelo diretor acadêmico, Leão Xavier de Costa Neto. A intenção era desenvolver um projeto baseado na realidade de vida dos pescadores e em seu cotidiano.  

Para conhecer os principais temas de interesse dos pescadores, a equipe reuniu-se com líderes das colônias de pescadores. Meio ambiente, segurança e higiene no trabalho, educação sexual, cidadania e prevenção contra o uso de drogas foram os temas enumerados. Assim, além das aulas de alfabetização, os pescadores poderão assistir a palestras sobre esses assuntos, que serão proferidas por especialistas.  

Foram selecionados os 100 pescadores para participar do projeto de alfabetização. Cada grupo de dois professores ficou com 20 pescadores nas praias de Diego Lopes, Barreiras, Sertãozinho e nos bairros litorâneos de Ponto de São Pedro e dos Navegantes.  

Antes do início das aulas, a equipe do projeto organizou audiências públicas em escolas e colônias de pescadores para apresentar o projeto Pescando a Cidadania aos pescadores, que foram mobilizados pelos seus líderes.

Saiba mais sobre educação no campo no Portal Brasil.


Fonte: 

Ministério da Educação

 

26/03/2010 11:06


Artigos Relacionados


MPA quer alfabetizar mais 80 mil pescadores até 2015

Programa para alfabetizar alunos até os oito anos vai investir na formação de professores

Cientistas brasileiros e americanos criam método mais eficaz de diagnóstico da leucemia

Hospital das Clínicas apresenta novo método para retirar cisto

Unesp pesquisa novo método para transplante e implante de pele

Embrapa apresenta novo método para análise de produtos em conferência na Alemanha