Embrapa aprova nova fórmula para alimentação de animais
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), validou o Biofórmula Leite, um aditivo probiótico para alimentação animal desenvolvido por uma empresa de Goiás.
O Biofórmula Leite apresenta em sua composição uma associação de enzimas digestivas que proporcionam um maior equilíbrio fisiológico aos animais, o que garante o aumento da produção e a qualidade do leite. O produto reduz a Contagem de Células Somáticas (CCS), diminui a incidência de mastite, aumenta a absorção de nutrientes, estimula o desenvolvimento dos bezerros, previne infecções intestinais e aumenta a fertilidade do rebanho.
O novo produto foi validado por meio de três experimentos conduzidos pela Embrapa em Goiás. Em todos eles, a suplementação melhorou a qualidade do leite, com uma redução média de 53% na contagem de células somáticas, o que resulta em um aumento do preço pago ao produtor.
O aditivo é 100% natural e não deixa resíduos, nem traz riscos para a saúde humana. Conta, ainda, com três enzimas para auxiliar o processo digestivo de fibras e melhorar a saúde e o desempenho do rebanho.
A CCS do leite indica, de maneira quantitativa, o grau de infecção da glândula mamária do animal. Em 2005, entrou em vigor no Brasil a Instrução Normativa 51/2002, do Mapa, que estabelece os padrões físico-químicos, microbiológicos, de resíduos químicos e de CCS para o leite. De acordo com a IN51, até 1º de julho deste ano o leite cru resfriado poderá apresentar um índice máximo de 750.000 CS/ml. Depois desta data, o índice máximo passa a ser de 400.000 CS/ml.
Fonte:
Ministério da Agricultura
31/03/2011 12:05
Artigos Relacionados
Nordeste e Sul terão 150 mil toneladas de milho para alimentação de animais
Fazenda do Zôo assegura alimentação de qualidade aos animais do parque
Paim diz que nova fórmula para pagamento de dívidas será benéfica para estados e municípios
Animais da Embrapa Pantanal são destaque em feira
Embrapa participa de estudo britânico sobre alimentação
Depósitos em poupança terão nova fórmula de remuneração