Embrapa comemora 38 anos e lança novas tecnologias nesta terça



Instituição reconhecida internacionalmente pelos avanços tecnológicos na agricultura tropical e pelo desenvolvimento contínuo da agricultura brasileira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 38 anos nesta terça-feira (26).

A programação  especial da data começa pela manhã, com a apresentação do Balanço Social da Pesquisa Agropecuária e os resultados do PAC Embrapa. Na cerimônia, a Embrapa também vai anunciar 22 novas tecnologias. O evento ocorrerá às 10h30min, na sede da empresa, em Brasília. A empresa assinará, ainda, uma termo de cooperação técnica com a Vale S/A, para estabelecer parcerias e viabilizar projetos de pesquisas científica, tecnológica, desenvolvimento e transferência de tecnologias de interesse comum.

À noite, outra solenidade será realizada para marcar a entregar do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, instituído pela Embrapa em 1974. A distinção é concedida anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agropecuário nacional.

Sob o tema florestal, os vencedores de 2011 são Dario Grattapaglia, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e José Roberto Soares Scolforo, professor da Universidade Federal de Lavras.


Trajetória da empresa

Criada em 1973, a Embrapa vem aumentando a sua área de atuação ao longo dos anos e hoje conta com 47 unidades em todas as regiões do País. Nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica ou Pampa, a instituição está presente com três grandes linhas de pesquisa e desenvolvimento: ordenamento, monitoramento e gestão em territórios; manejo e valorização do bioma; produção agropecuária e florestal sustentável.

A expansão internacional da empresa também é fortalecida constantemente. Hoje, a Embrapa mantém laboratórios virtuais nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra, na Coreia do Sul e na China.

Na vertente da cooperação técnica, o destaque é para os projetos em países africanos (Gana, Moçambique, Mali e Senegal), realizados em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a missão de transferir tecnologias e prospectar negócios.


Fonte:
Ministério da Agricultura

 

25/04/2011 18:46


Artigos Relacionados


Embrapa apresenta novas tecnologias para o cultivo de guaraná

Biblioteca do Senado comemora 180 anos nesta terça

Senado comemora 40 anos da Embrapa

Serys comemora 30 anos da Embrapa

ALCÂNTARA COMEMORA 25 ANOS DA EMBRAPA

Curso sobre tecnologias espaciais começa nesta terça (10) em São José dos Campos