Embratur elogia decisão de empresa aérea



Outra empresa aérea brasileira adota um teto tarifário para as passagens no período da Copa. A Avianca anunciou nesta terça-feira (14) que, durante seis meses, todas as rotas domésticas operadas pela empresa vão custar até R$ 999,00. A medida, que entra em vigor no dia 1º de fevereiro foi elogiada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino. 

“Mais um passo para que o turismo cresça livre de práticas gananciosas. É muito importante que o próprio mercado reconheça a necessidade de tetos contra abusos”, afirmou Dino.

A decisão da Avianca, divulgada uma semana após a Azul ter anunciado um teto tarifário no mesmo valor durante o período da Copa, vai ao encontro da proposta apresentada pelo presidente da Embratur há um ano. 

Em 26 de fevereiro do ano passado, Dino encaminhou ofício à Secretaria de Aviação Civil (SAC) onde propôs o teto tarifário para as passagens aéreas domésticas. “Uma possível medida [contra a cobrança de preços abusivos] envolve a instituição de um teto tarifário, à semelhança do que vigora em outros serviços públicos executados por terceiros, inclusive no setor de transporte”, afirmava o texto enviado à SAC. Dino espera que as demais empresas aéreas sigam os exemplos da Azul e da Avianca. 

De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2005 a 2012, o preço das passagens aéreas subiram 146% acima da inflação.

Fonte:
Ministério do Turismo



14/01/2014 18:15


Artigos Relacionados


Embratur elogia adesão de empresa a “teto do bom senso”

Sadi Cassol critica empresa aérea TAM

Gol começa a discutir indenizações, diz representante da empresa aérea

Empresa hoteleira deve pagar taxa à Embratur

Aberto processo administrativo contra empresa aérea por termo de responsabilidade de bagagem

Empresa aérea deverá ter guichê em aeroportos, além de centrais via internet e telefone