Embratur quer aumentar divulgação das Festas Juninas
O prazo para inscrições de propostas para divulgação e promoção de festas juninas no exterior termina na próxima quinta-feira (24). O edital de chamamento público para seleção de projetos para apoio à promoção turística das festas típicas foi lançado no dia 9 de outubro.
O projeto tem valor total de R$ 3 milhões. Serão apoiadas propostas de produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, que venham de entidades de turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal.
As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia promocional da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
Ao final do cadastramento no SICONV, a entidade proponente deve, obrigatoriamente, enviar mensagem para a Embratur - [email protected] - informando o status da proposta.
O presidente da Embratur, Flávio Dino, lembra que a realização da Copa do Mundo no mesmo período das festas juninas é uma excelente oportunidade para mostrar ao turista estrangeiro toda a diversidade da cultura brasileira.
“Além do Carnaval, do qual temos muito orgulho e queremos que continue sendo um dos nossos principais produtos, temos outros festejos bem enraizados em nossa cultura como as festas juninas”, destacou.
Na avaliação de Dino, a consolidação das festas juninas como um produto turístico de caráter internacional também contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um mês tradicionalmente de baixa temporada.
Festas Juninas
Em uma reunião com secretários de Turismo e Cultura de estados do Norte e Nordeste, realizada em abril deste ano, o presidente da Embratur acertou um plano de promoção para as festas juninas.
“Pesquisas evidenciam que, para o turista estrangeiro, a cultura do Brasil é um dos principais atrativos que temos. Talvez somente o Carnaval se iguale às Festas Juninas como um fenômeno tão marcadamente brasileiro e, ao mesmo tempo, muito diverso em cada região, o que faz com que cada destino turístico tenha um atrativo especial para mostrar”, afirmou Dino.
A política promocional das Festas Juninas foi lançada em agosto de 2013, na cidade de Roma, em plena Piazza Navona, com apresentação do grupo Boi de Morros, do Maranhão. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá e arroz de carreteiro.
No Goal to Brasil Colômbia, realizado em setembro deste ano, a Embratur levou uma quadrilha junina, desta vez, da cidade de Palmas (TO). O grupo Cafundó do Brejo apresentou-se no durante o encerramento do evento.
“A Embratur está com ações alinhadas para transformar as festas juninas em um produto consolidado no exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também como esses festejos, assim como faz com o carnaval”, ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach.
Fonte:
Blog Aquarela 2020
18/10/2013 19:25
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