Festas juninas são promovidas fora do Brasil
Para impulsionar a promoção das festas juninas, que acontecem na mesma época em que o Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA 2014, a Embratur realiza uma série de ações para apresentar os festejos ao mundo. Entre os projetos, o Vivência Brasileira, que tem como ponto alto do as apresentações culturais.
O objetivo é alinhar ações para transformar as festas juninas em um produto consolidado no exterior, acrescentando ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil, neste caso, a cultura junina, assim como os estrangeiros já tem do carnaval.
A primeira ação da Vivência Brasileira foi uma presentação de Bumba-Meu-Boi. O grupo maranhense Boi de Morros encenou a dança folclórica na Praça Navona, em Roma, na Itália. Também foi servido um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá e arroz de carreteiro.
A escolha de Roma para dar início à promoção dos festejos juninos está relacionada com a semelhança entre os eventos folclóricos que são realizados nos meses de julho e agosto na Itália, assim como o número de turistas italianos que visitam o Brasil. Em 2012, a Itália ocupou o segundo lugar entre os países emissores europeus de turistas para o Brasil. Mais de 230 mil italianos desembarcaram em terras brasileiras neste período.
Recentemente, a Embratur anunciou o lançamento de um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas juninas. O edital deve ficar pronto até setembro. O objetivo é transformar as festas juninas em um ícone da cultura brasileira no exterior.
Copa 2014
A Copa do Mundo da Fifa é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os países, de todas as culturas.
Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo da Fifa ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã.
Desde que houve a definição do País sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional. Desde maio de 2009, quando houve a ratificação das 12 cidades-sede, além de um trabalho de planejamento e execução de empreendimentos estratégicos.
Fonte:
30/08/2013 10:57
Artigos Relacionados
Brasil irá promover festas juninas em megaeventos esportivos
Escolas preparam festas juninas na capital
Embratur leva ecoturismo e festas juninas a Londres
Embratur quer aumentar divulgação das Festas Juninas
Incentivo de R$ 3 milhões para divulgar Festas Juninas
Procon e Ipem encontram irregularidades em produtos de Festas Juninas