Embratur vai divulgar São João maranhense em Portugal



A cidade de São Luís é uma das escolhidas com um projeto apresentado pela Prefeitura Municipal para realizar ações de promoção em Portugal. O secretário municipal de Turismo de São Luís, Lula Fylho, comemora. "Estávamos em duas torcidas. Uma era para nosso projeto ser escolhido e a outra era para Portugal se classificar”, conta Lula Fylho. A seleção portuguesa obteve a última vaga da Europa para a Copa 2014, ao vencer a Suécia com três gols de Cristiano Ronaldo. “Agora, estamos duplamente feliz”, afirma.

A promoção feita no exterior irá se converter em ganho de renda aos maranhenses, avalia o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino. “A economia da cultura no Maranhão é muito importante, inclusive para a geração de trabalho e renda, por isso apoiá-la ajuda a melhorar a qualidade de vida de um povo”, afirma.

A escolha de Portugal como mercado-alvo da promoção deu-se por vários fatores, segundo o secretário Lula Fylho, entre eles a boa conectividade aérea, graças aos voos diretos com Fortaleza e Belém. “Além disso, não há a dificuldade do idioma e temos a maior riqueza cultural arquitetônica portuguesa na América Latina”, afirma. “É um ganho para cidade”.

As outras propostas classificadas para divulgação internacional das festas juninas são da Prefeitura de Boa Vista (RR), de Bananeiras (PB), e também dos governos do estado do Amazonas, de Sergipe e da Bahia.

O próximo passo será de análise processual e ajuste do plano de trabalho visando à celebração do convênio. Isso deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro. Serão apoiados projetos com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que vieram de entidades de turismo estaduais e municipais. As demais propostas foram desclassificadas por não atenderem os critérios do edital.

Iniciativa

O Diário Oficial da União do dia 27 de novembro trouxe o resultado da classificação das propostas apresentadas ao Chamamento Público para Apoio à Promoção Turística Internacional das Festas Juninas da Embratur. Uma comissão formada por servidores escolheu entre as 26 propostas recebidas, seis que receberão apoio financeiro para promoção no exterior, em um total de R$ 1,6 milhão.

O apoio da Embratur incluirá ações de caráter turístico para desenvolver projetos dos estados como, produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia de promoção da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Promoção das Festas Juninas

A política promocional das Festas Juninas começou a ser lançada em abril, a partir de uma reunião da Embratur e Ministério da Cultura com secretarias estaduais e municipais de Cultura e Turismo. Em junho, mês da Copa das Confederações, já foram realizadas press trips destacando as Festas Juninas. O objetivo foi estimular reportagens sobre os festejos com o objetivo de colocá-las no roteiro de visitas do turista que virá para a Copa do Mundo em 2014.

“O objetivo do programa é agregar um produto importante ao imaginário internacional sobre o Brasil”, explica Dino. “O Brasil já é um País mundialmente famoso pelo Carnaval, pela Bossa Nova e por alguns elementos da nossa gastronomia. A Embratur está trabalhando para acrescentar outros produtos a esse cardápio de lembranças do País”, explica. “Em 2014, elas irão coincidir com o período de realização da Copa do Mundo, o que contribui para que os 600 mil turistas que iremos receber nesse período conheçam os festejos de São João, diversificando a imagem sobre o Brasil no mundo”.

As Festas Juninas podem também contribuir para combater os efeitos cíclicos do turismo. “Junho é um mês tradicionalmente de baixo fluxo internacional. Se conseguirmos colocar as Festas Juninas na lista de produtos de milhares de operadores de turismo em todo o mundo poderemos trazer mais estrangeiros nesse mês”.

A Embratur também tem levado grupos para apresentação no exterior. Foi o caso do maranhense Boi de Morros, que se apresentou em Roma, em plena Piazza Navona. Na ocasião, a Embratur serviu ao público um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.  O grupo Cafundó do Brejo, de Palmas (TO) também se apresentou no Goal to Brasil Colômbia, em setembro.

Fonte:
Instituto Brasileiro de Turismo



17/12/2013 12:19


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