EMÍLIA: A EDUCAÇÃO DEVE ESTAR VOLTADA PARA A NÃO-VIOLÊNCIA E A DEMOCRACIA"



A senadora Emília Fernandes (PDT-RS), autora do requerimento de homenagem ao Dia do Professor, afirmou hoje (dia 15) que o processo de mudança da educação no país carece de premissas fundamentais, como uma articulação entre a educação e um projeto de desenvolvimento centrado nos interesses nacionais. Ela destacou a importância dos professores como agentes transformadores da realidade, críticos do pensamento e provocadores de opinião, conceitos e ideologias.

A educação de que o mundo e o país precisam, segundo a senadora, deve estar voltada para a não-violência e para a aproximação dos povos, além do aprofundamento da democracia. Ela ressaltou que os governadores dos estados devem tornar a educação prioridade para colocar o Brasil entre os países desenvolvidos.

Para Emília Fernandes, é impossível desvincular o debate sobre educação do projeto econômico, tecnológico e competitivo que tem resultado em desemprego crescente no país, no abandono da produção primária e na desvalorização da ciência e da tecnologia. A seu ver, além de garantir a todos o acesso à educação, o país precisa assegurar mercado de trabalho para os jovens. Diante disso, conforme acentuou, é fundamental que a melhoria da qualidade do ensino contemple a valorização dos professores, que passa por salários dignos e condições de trabalho adequadas.

- A educação que queremos para o país é aquela que retire a legião de analfabetos, que beira os 32 milhões, da injusta situação, e dê a esses brasileiros uma das condições básicas da cidadania, que é o domínio da língua materna. Deve também promover a eliminação do trabalho infantil e ter compromisso com a promoção da igualdade, única forma de assegurar acesso ao ensino, respeitando direitos e peculiaridades em todas as áreas de conhecimento - defendeu.

Em apartes, a senadora Júnia Marise (PDT-MG) e os senadores Humberto Lucena (PMDB-PB), Carlos Bezerra (PMDB-MG) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) associaram-se às homenagens.



15/10/1997

Agência Senado


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