Emilia aplaude suspensão do embargo à carne gaúcha



A decisão da União Européia de autorizar a importação de carne bovina desossada e maturada do Rio Grande do Sul a partir de 1° de dezembro próximo foi louvada pela senadora Emilia Fernandes (PT-RS), para quem a medida abre grandes perspectivas para a exportação da carne gaúcha. As exportações de carne, incluindo a suína, como lembrou a senadora em discurso nesta quinta-feira (22), estavam suspensas desde maio, em virtude da febre aftosa que atingiu os rebanhos no estado.

Emilia Fernandes informou que, durante o embargo, os pecuaristas gaúchos amargaram prejuízos de cerca de US$ 50 milhões. Com o retorno das exportações, a senadora espera que sejam adotadas medidas de apoio aos pecuaristas com o objetivo de ampliar, principalmente, a exportação da carne gaúcha para os mercados europeu e chileno, além de conquistar novos mercados consumidores.

A senadora pediu a adoção de uma política específica destinada à defesa e ao controle sanitário animal e vegetal. Para isso, observou, é preciso que o governo faça investimentos em pessoal e tecnologia. Emilia Fernandes acha importante também o fortalecimento do setor frigorífico do Rio Grande do Sul que, a seu ver, tem de tudo para competir nos exigentes mercados internacionais.

22/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim critica embargo europeu à carne brasileira

Embargo da UE à carne bovina brasileira é tema de audiência na CRA

Ana Amélia critica embargo russo à carne brasileira

Embargo russo à carne brasileira pode chegar ao fim, diz ministro

Stephanes: embargo à carne brasileira tem motivação comercial, e não sanitária

Começa audiência sobre embargo da UE à carne bovina brasileira