Emilia destaca importância do aleitamento para mulheres e bebês



Ao registrar que desde o dia 4 e até o próximo dia 10 o Brasil está comemorando a Semana Mundial de Amamentação, a senadora Emilia Fernandes (PT-RS) destacou que o aleitamento materno é reconhecido como fundamental para proteger, promover e apoiar a saúde dos bebês e das crianças pequenas. Ela acrescentou que diversos estudos indicam que o leite materno possibilita o melhor desenvolvimento do cérebro da criança, melhora suas condições fisiológicas em geral e é fator vital de prevenção de doenças.

- O aleitamento materno pode salvar a vida de mais de 1,5 milhão de bebês que morrem todos os anos de doenças simples como diarréia e pneumonia. Dentre os benefícios às mulheres, devemos destacar que a amamentação é a continuidade psicológica fundamental da gravidez e do parto. Em longo prazo, também ajuda a mãe a evitar a osteoporose, bem como os cânceres de mama e de ovário - afirmou Emilia Fernandes.

Anualmente, segundo a senadora, a Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno (Waba) escolhe um tema a ser discutido em todo o planeta durante a Semana Mundial de Amamentação. O tema deste ano é Amamentação: mulheres e bebês saudáveis. Os objetivos centrais da semana, informou Emilia, são reintroduzir a amamentação como parte integrante da saúde e do ciclo reprodutivo das mulheres e aumentar a consciência em relação aos direitos das mulheres às práticas humanas e não abusivas do parto.

Emilia Fernandes registrou que o governo do Rio Grande do Sul firmou uma parceria com os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que, desde 2001, participam da Semana Mundial da Amamentação. Neste ano, conforme a senadora, 653 carteiros de 24 municípios gaúchos entregarão, durante todo o mês de novembro, material impresso educativo em todas as casas com gestantes ou mães de bebês. Os funcionários envolvidos na parceria foram capacitados por técnicos da Secretaria da Saúde do Estado.

Em seu pronunciamento, a senadora pelo Rio Grande do Sul também lembrou que a saúde da mulher e das crianças brasileiras será prioridade do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ela citou que, entre outros, serão compromissos do próximo governo impulsionar políticas públicas para a atenção à saúde da mulher e da criança; garantir assistência às gestantes; incentivar a assistência ao parto humanizado e ao recém-nascido; estimular o aleitamento materno e a ampliação dos bancos de leite humano e ampliar a oferta de leitos em UTIs neonatais.




06/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia Fernandes destaca reunião da Rede de Mulheres das Américas

Rosalba ressalta importância do aleitamento materno

Ideli destaca importância de subcomissão como espaço institucionalizado em defesa dos direitos das mulheres

Saúde: Governo do Estado promove atividades de conscientização sobre importância do aleitamento mate

EMILIA: SEMINÁRIO MOSTROU IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO

Emilia alerta para ameaça a direitos das mulheres