Emilia alerta para ameaça a direitos das mulheres



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) fez um alerta, nesta quarta-feira (6), sobre a ameaça que representaria para os direitos das mulheres a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei que flexibiliza a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e garante aos acordos entre patrões e empregados prioridade em relação à lei.

- A flexibilização da CLT põe em risco a garantia da licença maternidade e da licença-amamentação, uma vez que o que pode ser negociado hoje pode ser suprimido amanhã - disse Emilia, durante sessão especial do Congresso Nacional de homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Para Emilia, as mulheres precisam e devem manifestar-se sobre os temas que lhes dizem respeito. Ela afirmou que as 82,6 milhões de cidadãs brasileiras travam batalhas diárias, no campo e na cidade, por um melhor acesso aos sistemas de educação e saúde e para se impor no mercado de trabalho com direitos iguais aos dos homens.

Até hoje, observou a senadora, o salário das mulheres ainda representa, em média, apenas 60% do recebido pelos homens, apesar de ambos exercerem funções semelhantes e, em alguns casos, até com superior desempenho das mulheres. Ela afirmou ainda que as mulheres são as maiores vítimas do desemprego.

Emilia alertou também para o aumento do tráfico de mulheres e da prostituição de meninas e adolescentes. Para combater esses problemas, ela disse que é necessária maior participação. "Precisamos avançar, assumindo papel de mulher cidadã", recomendou. "O mundo pelo qual lutamos não é o que exclui, mas o que iguala direitos sociais, políticos e econômicos", concluiu.



06/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres alerta para "ameaça à PEC paralela"

NABOR ALERTA PARA AMEAÇA À DEMOCRACIA DA AMÉRICA DO SUL

Serys:redução da bancada feminina ameaça políticas públicas para as mulheres

Jefferson Péres alerta para ameaça de apagão em Manaus

Miranda alerta para o caos que ameaça as grandes cidades

JOSÉ ALVES ALERTA PARA AMEAÇA DE CAOS SOCIAL