EMÍLIA EXALTA O ESPÍRITO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
A senadora EmíliaFernandes (PDT-RS) reverenciou hoje (dia 19)a Revolução Farroupilha, que é comemorada dia 20 de setembro,"data máxima do Rio Grande do Sul". Ela disse que "o espírito farrapo, marco da formação social,política e principalmente ideológica da sociedade gaúcha", manifesta-se cada vez com mais força, expressando "a insatisfação com a situação econômica e política atual".
- Se os farroupilhas lutaram para defender o couro e o charque, fontes de riquezas da época, hoje os produtores rurais gaúchos levantam-se em defesa da agropecuária do Rio Grande, que vem sendo massacrada pela política econômica em curso no País, apesar de âncora do Plano Real - disse.
Emília afirmou que "a guerra contra a sangria dos impostos naquela época, por parte do poder central, certamente inspira a mobilização de prefeitos e vereadores contra o verdadeiro saque aos cofres dos municípios, promovidos pela Lei Kandir e pelo Fundo de Estabilização Fiscal."
Referindo-se às comemorações da data histórica, a senadoraafirmou que o processo revolucionário, "em sua radicalidade," definiu o perfil da mulher gaúcha, caracterizado pela "determinação, iniciativa, objetividade, ousadia e coragem." Iniciado em 20 de setembro de 1835, o movimento separatista gaúcho durou cerca de dez anos e revelou revolucionários como Bento Gonçalves e Anita Garibaldi, na luta contra o poder federal.
-É importante destacar que as comemorações da Revolução Farroupilha integram rio-grandenses de todas as origens, que encontram-se perfeitamente integrado com os valores daquele estado - assinalou Emília Fernandes.19/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMILIA REGISTRA OS 164 ANOS DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Emilia homenageia Revolução Farroupilha e faz balanço de governo do PT
Exposição comemora Revolução Farroupilha
Severo homenageia a Revolução Farroupilha
Errata: Revolução Farroupilha ocorreu em 1835
Democracia faz debate sobre a Revolução Farroupilha