EMILIA REGISTRA OS 164 ANOS DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Emilia Fernandes destacou o importante papel de Anita Garibaldi na Revolução Farroupilha, afirmando que "movida pela coragem e pela convicção política, Anita deixou sua marca na história gaúcha e brasileira, transformando-se em uma das personagens mais apaixonantes da história do país".
Depois de fazer um breve relato da vida de Anita Garibaldi, "mãe, esposa e guerreira", Emilia Fernandes acentuou que causas nobres como a Revolução Farroupilha extrapolam questões de regiões, fronteiras e países, "afirmando um perfil particular de homens e mulheres".
- Ter orgulho de ser rio-grandense, defender nosso estado com veemência, valorizar nossa gente e divulgar nossa cultura é o nosso jeito de expressar o profundo compromisso que temos com o Brasil e com o conjunto do nosso povo - disse Emilia Fernandes, para depois afirmar que, estimulado pelo espírito farrapo, o Rio Grande do Sul construiu um estado moderno e desenvolvido.
Emilia Fernandes destacou, ainda, a decisiva participação da mulher no tradicionalismo rio-grandense surgido entre 1947 e 1948, " que se afirma a cada ano como forma de resistência à massificação e à vulgarização da cultura". A seu ver, o tradicionalista consciente é aquele que faz das virtudes herdadas dos seus ancestrais o seu ponto de honra.
23/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMÍLIA EXALTA O ESPÍRITO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Emilia homenageia Revolução Farroupilha e faz balanço de governo do PT
Sessão solene homenageia 165 anos da Revolução Farroupilha
Exposição comemora Revolução Farroupilha
Severo homenageia a Revolução Farroupilha
Errata: Revolução Farroupilha ocorreu em 1835