Emilia Fernandes comemora resultado de plebiscito



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) comemorou o resultado do plebiscito sobre a adesão do Brasil à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a cessão da Base de Lançamentos de Satélite de Alcântara (MA) aos Estados Unidos. Dos mais de 10 milhões de brasileiros que participaram da enquete organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 98,33% condenaram o acordo da Alca. A rejeição ao tratado para uso da Base de Alcântara foi ainda maior: 98,94%. Para a parlamentar, a adesão do Brasil à Alca afeta diretamente a soberania nacional.

- Para os 224 milhões de pobres e 90 milhões de indigentes latino-americanos e caribenhos, a Alca significa reforçar a política neoliberal que os empobrece. É sinônimo, para os trabalhadores, de mais desemprego, de mais precarização e menos proteção no trabalho. Para os trabalhadores rurais, para a agricultura brasileira, trará sérios prejuízos com a entrada de produtos agrícolas dos Estados Unidos em condições desleais de concorrência - opinou a representante gaúcha.

Emilia condenou ainda a possibilidade de o Governo Federal ceder parte do território brasileiro para os Estados Unidos realizarem testes aeroespaciais.

- Infelizmente, o Governo parece estar decidido a bancar esse verdadeiro aluguel incondicional de parte do Brasil e de sua soberania, o que exige do Congresso Nacional e da sociedade uma postura firme e decididamente contrária a esse acordo - disse a senadora.



18/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia Fernandes comemora Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Lauro Campos comemora resultado de plebiscito sobre Alca

EMÍLIA FERNANDES INGRESSA NO PDT

EMÍLIA FERNANDES INGRESSARÁ NO PDT

Emilia Fernandes destaca Expointer

Sarney recebe Emilia Fernandes