Emilia Fernandes participa de encontro em favor da reunificação das Coréias



A senadora Emilia Fernandes (sem partido-RS) anunciou, nesta terça-feira (dia 13), viagem oficial a Medelín, na Colômbia, nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, onde participará da reunião do Comitê Latino-Americano e do Caribe de Apoio à Reunificação das Coréias. O objetivo do encontro é trabalhar pelo estabelecimento de relações diplomáticas e comerciais com a República Popular Democrática da Coréia do Norte, facilitando, assim, a sua união com a Coréia do Sul.

Emilia, que visitou a Coréia do Norte em 1996, ocasião em que aquele país iniciava seus esforços para sair do isolamento, aproximando-se da comunidade internacional, tem presidido o grupo parlamentar Brasil-República Democrática Popular da Coréia. Ela considera positivos os acenos do presidente Fernando Henrique Cardoso em favor do estabelecimento de relações com aquele país. Para a senadora, no entanto, o Brasil deve ser fiel aos seus princípios de independência nas relações internacionais e não pode impor quaisquer restrições à Coréia do Norte.

Ela salientou que o tema da reunificação das Coréias obteve grande apoio durante o encontro do Fórum Mundial Social, ocorrido em Porto Alegre. "A República Popular Democrática da Coréia tem muito a oferecer aos outros povos", afirmou Emilia, lembrando a história e cultura daquela nação.

Anunciando que estará, também, no dia 15 de abril - maior data nacional da Coréia do Norte - em nova visita oficial àquele país, Emilia salientou o interesse dos coreanos em comprar petróleo e produtos agrícolas do Brasil.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia Fernandes registra êxito de encontro internacional de mulheres

EMÍLIA FERNANDES INGRESSA NO PDT

EMÍLIA FERNANDES INGRESSARÁ NO PDT

Emilia Fernandes destaca Expointer

Sarney recebe Emilia Fernandes

EMILIA FERNANDES PREGA A RENÚNCIA DE FHC