Emilia Fernandes registra êxito de encontro internacional de mulheres



Lembrando a comemoração dos 70 anos do voto feminino no Brasil, a senadora Emilia Fernandes (PT-RS) registrou, nesta terça-feira (10), a realização do 14º Congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres, realizado em Beirute (Líbano), de 29 de novembro a 1º de dezembro. Ela definiu o acontecimento como da maior importância na luta pela garantia dos direitos da mulher.

No encontro, a brasileira Márcia Campos foi eleita presidente da federação Democrática Internacional de Mulheres. Na avaliação de Emilia, o fato significa o reconhecimento mundial a atuação da Conferência das Mulheres do Brasil que desenvolve projetos de alfabetização, qualificação profissional e de formação de agentes de saúde da mulher, beneficiando milhares de famílias.

- É prova da confiança que os povos do mundo, assim como os brasileiros, depositam em nosso país e no momento de mudança que começou a ser traçado democraticamente nas urnas - disse a senadora.

O Brasil teve a maior delegação no encontro, com nove representantes. As brasileiras defenderam no evento as deliberações do 2º Congresso da Confederação das Mulheres do Brasil, ocorrido em setembro passado, em São Paulo. De acordo com a senadora, as mulheres brasileiras apresentaram propostas para o desenvolvimento econômico e social, para o resgate da soberania perdida com a subserviência ao Fundo Monetário Internacional e para o atendimento das necessidades básicas da população, como saúde, habitação, emprego, moradia, alimentação e qualidade de vida.

- As propostas de nossa delegação refletiram o momento de mudança e esperança que o nosso país atravessa - disse a parlamentar, observando que o evento adquiriu especial significado a partir dos novos ares que o Brasil respira e que, em sua opinião, fortalecerão a esperança e a credibilidade a partir de 2003.

O Congresso teve como tema central a paz, a independência, a igualdade e a justiça. Durante o encontro foi realizado ato de apoio e solidariedade aos povos do Oriente Médio, em especial, às mulheres palestinas.



10/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA FERNANDES REGISTRA SOLIDARIEDADE DO PDT

EMÍLIA FERNANDES RESSALTA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Emilia Fernandes destaca reunião da Rede de Mulheres das Américas

Emilia Fernandes registra sua participação em reunião do Parlatino

Emilia Fernandes participa de encontro em favor da reunificação das Coréias

Emilia Fernandes reinvidica mais espaço político para as mulheres