EMÍLIA FERNANDES QUER MAIS INVESTIMENTO PARA COMBATE AO FUMO



"Três milhões de pessoas morrem anualmente, em todo o mundo, devido ao fumo", alertou hoje (dia 2) a senadora Emília Fernandes (PTB-RS), em discurso alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, comemorado no último dia 1º de junho. A representante gaúcha ressaltou a necessidade de o governo federal investir, cada vez mais, em campanhas de esclarecimento e lembrou que o Senado pode se tornar um espaço significativo na luta contra o cigarro.

A senadora criticou o poder econômico das indústrias do fumo que, segundo ela, promovem um produto que vicia, mata e intoxica, "além de explorar a mão-de-obra infantil, e que, além disso, são omissas em relação ao empobrecimento dos plantadores de fumo".

Emília Fernandes informou que, segundo dados da Organização Panamericana de Saúde (Opas), 135 mil pessoas morrem na América Latina em decorrência do cigarro. De acordo com as previsões da Opas, o fumo pode tornar-se a principal causa de morte na América Latina até o próximo século.

Informou ainda que o número de mortes por ano, devido ao cigarro, passará dos 10 milhões nas próximas décadas, 70% das quais nos países em desenvolvimento, "caso as autoridades de saúde não reforcem as ações contra o fumo".



02/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA FERNANDES QUER MAIS EMPREGO PARA A MULHER BRASILEIRA

EMÍLIA FERNANDES QUER DEBATE MAIS AMPLO COM A SOCIEDADE

EMILIA FERNANDES QUER FACILITAR CASA PRÓPRIA PARA MULHERES

EMÍLIA FERNANDES DEFENDE MAIS RECURSOS PARA EDUCAÇÃO

Emilia Fernandes reinvidica mais espaço político para as mulheres

Emilia Fernandes também se preocupa com ações dos Estados Unidos no combate às drogas