EMÍLIA FERNANDES QUER DEBATE MAIS AMPLO COM A SOCIEDADE
As mudanças em curso na Constituição deveriam partir de um debate mais amplo e mais efetivo com a sociedade, afirmou em entrevista a senadora Emília Fernandes (PTB-RS), com o argumento de que a maioria daspessoas que serão atingidas por essas mudanças desconhecem o fundamento que cada medida apresenta.
A senadora, que dirigiu apelo nesse sentido ao governo, defendeu "uma atenção específicaà produção, ao comércio, à indústria e aos próprios cidadãos, por meio demedidas efetivas do ponto de vista social, da educação, da saúde, da habitação". Segundo Emília Fernandes, "esses setoresnão podem ficar esperando que as modificações aconteçam na Constituição para que, depois, num segundo momento, sejam atendidos".
Depois de frisar que "as mudanças constitucionais não estão sendo feita apenas para o governo,quenós estamos apoiando e desejando que acerte, mas paraopaís", a senadora defendeu a regulementação das emendas mediante lei complementar.
JUROS
A maior preocupação de Emília Fernandes, em relação ao Rio Grande do Sul, são as altas taxas de juros e as importações. Segundo ela, as dificuldades enfrentadas pelo setor calçadista gaúcho em razão dos juros altos eda concorrência de artigos estrangeiros estão provocando desemprego e fechamento de empresas. A senadora disse concordarque a inflação deve ser contida, "mas não com o sacrifício eminente dos nossos trabalhadores".
Outro tema que precisa ser urgentemente discutido, na avaliação da senadora, envolve a produção agrícola, o desenvolvimento e o equilíbrio do país. "Os agricultores do nosso estado estão sendo profundamente atingidos por esse momento de recessão, onde os endividamentos crescem a cada dia e não há expectativas de investimentos para colheitas futuras, gerando um espírito e um sentimento de intranqüilidade", revelou Emília Fernandes.
07/07/1995
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMÍLIA FERNANDES QUER DEBATE AMPLO SOBRE O FEF
EMÍLIA FERNANDES QUER MAIS EMPREGO PARA A MULHER BRASILEIRA
EMÍLIA FERNANDES QUER MAIS INVESTIMENTO PARA COMBATE AO FUMO
Emilia pede debate amplo sobre segurança pública
EMÍLIA PEDE AMPLO DEBATE SOBRE O AJUSTE FISCAL
Emilia Fernandes: debate sobre ética foi além do Senado